NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA

Autores

  • Antonia Zulmira Silva Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP
  • Maria de Lourdes Ramos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0169-0181

Palavras-chave:

Competência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente.

Resumo

Este texto tem a intenção de discutir alguns aspectos referentes às competências necessárias para o desenvolvimento da profissão docente, em especial, na Educação Básica, conforme as novas exigências culturais, sociais e políticas. Como procedimento metodológico deste artigo, concentrou-se na compreensão de leituras e interpretações   de textos sobre as competências fundamentais para a profissão docente. Foram tomados como aportes teóricos os seguintes pesquisadores: Gatti (2013); Nóvoa (1999); Perrenoud, (2002); Machado (2009) e Rios (2005). Após as leituras, pode-se inferir que a profissão docente implica entender a aprendizagem como um processo contínuo, alicerçada na busca da compreensão de novas competências e valores para uma educação que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea, para se alcançar uma educação de qualidade. Essa ressignificação só será possível por meio de mudanças significativas na formação e na identidade profissional daqueles que se dedicam à profissão de professor.

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Biografia do Autor

Antonia Zulmira Silva, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP(FE/USP). Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2012). Atualmente exerce a função de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Carapicuíba.

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Silva, A. Z., & Silva, M. de L. R. da. (2018). NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0169–0181. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0169-0181

Edição

Seção

Educação