FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA

Autores

  • Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária
  • Alexandre Fonseca D'Andrea Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa
  • Jamylle Rebouças Ouverney King Instituto Federal da Paraíba - IFPB - Campus Cabedelo

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193

Palavras-chave:

formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil.

Resumo

O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado.  A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária

Graduação em Pedagogia, Mestrado em Saúde pública, com ênfase em Gestão do trabalho e da Educação na Saúde pela ENSP/Fiocruz e doutoranda em educação pela UFMG. É professora na área de Didática e Fundamentos da educação no IFNMG - Campus Januária.

Alexandre Fonseca D'Andrea, Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFPB - Campus João Pessoa. 

Graduado em Agronomia e Licenciado em Formação Especial para o Ensino de II Grau Profissionalizante; Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas.


Jamylle Rebouças Ouverney King, Instituto Federal da Paraíba - IFPB - Campus Cabedelo

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFPB - Campus Cabedelo

Graduada em Letras Português – Inglês; Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Referências

BARBOSA et al. Rethinking the curriculum: calling teachers to discuss and propose new perspectives for the curricu-lar design. Tampere – FI: Tamk, 2016. [Relatório técnico]

COTRIM, I.M.A. (SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA – SEE/PB). Perfil de competências e objetivos do Programa da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba: “Gira Mundo” – Finlândia. João Pes-soa, PB, 2017. [Relatório técnico]

COTRIM-GUIMARÃES, I.M.A. OUVERNEY-KING, J.R. Por dentro do Sistema Educacional Finlandês: elementos para se repensar o ensino médio integrado no Brasil. In: ARAÚJO, A.C. SILVA, C.N.N (Orgs.) Ensino Médio Integra-do no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: DF, Ed. IFB, 2017, p.54-70.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: _____. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

LÜSCHER, Ana Zuleima; DORE, Rosemary. Política Educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, supl.1, v. 8, p.147-176, dez. 2011.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (ITAMARATY). O sistema de ensino finlandês: os pilares de uma sociedade baseada no conhecimento. In: _______. Mundo Afora: Educação Básica e Ensino Médio. Disponível em: <http://www.dc.itamaraty.gov.br/publicacoes/colecao-mundo-afora/Mundo%20Afora%20n11%20v11%20WEB%20single.pdf/> Acesso em: 30 set. 2016.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. O currículo da graduação hoje: possibilidades e desafios. In: UNIMONTES, Anais I Forum de Graduação da Unimontes / II Fórum de Graduação da Unimontes. Montes Claros (MG): Ed. Unimontes, 2001, p. 61-71.

PARAÍBA, Governo do Estado. Diário Oficial do Estado da Paraíba. Decreto Nº 36.408 de 30 de Novembro de 2015. Cria a Escola Cidadã Integral, institui o Regime de Dedicação Docente Integral – RDDI e dá outras providências. Diário Oficial do Estado Nº 15.994 de 01 de Dezembro de 2015. Pág. 1-2. 2015a. Disponível em < http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/12/Diario-Oficial-01-12-2015.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2017.

PARAÍBA, Governo do Estado. Diário Oficial do Estado da Paraíba. Decreto Nº 36.409 de 30 de Novembro de 2015. Cria a Escola Cidadã Integral Técnica, institui o Regime de Dedicação Docente Integral – RDDI e dá outras providências. Diário Oficial do Estado Nº 15.994 de 01 de Dezembro de 2015. Pág. 2-3. 2015b. Disponível em < http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/12/Diario-Oficial-01-12-2015.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2017.

RAMOS, M.. Concepção do Ensino Médio Integrado. [2008] Disponível em http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf Acesso em 23 jun 2017.

RYMMIN, E.; KUNNARI, I.; D’ANDREA, A.F. Digital Solutions in Teacher Education enhance Wellbeing and Expertise. AMK-LEHTI/UAS JOURNAL. Journal of Finnish Universities of Applied Sciences. 2017. Disponível em < https://uasjournal.fi/koulutus-oppiminen/digital-solutions-in-teacher-education-enhance-wellbeing-and-expertise/#1458134585005-b3f22396-5506>. Aceso em: 29 dez. 2017.

SAHLBERG, P. Finnish Lessons: What can the world learn from educational change in Finland? 2 ed. New York (USA): Teachers College / Columbia University, 2015.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA – SEE-PB. Diretrizes para o funcionamento das Esco-las Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. João Pessoa: PB, 2016. Disponível em < http://paraiba.pb.gov.br/downloads/DIRETRIZES_2018_PARA_DIVULGA%C3%87%C3%83O.pdf >. Acesso em: 28 de dezembro de 2017.

SOUZA, R.M. O Discurso do Protagonismo Juvenil. São Paulo, 2006. 351 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Fa-culdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Cotrim Guimarães, I. M. A., D’Andrea, A. F., & Ouverney King, J. R. (2018). FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0182–0193. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193

Edição

Seção

Educação