FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS ESCOLAS CIDADÃS DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0182-0193Keywords:
formação de professores. Políticas públicas. Educação profissional. Inovação em educação. Protagonismo juvenil.Abstract
O Programa Gira Mundo Finlândia (GMF) é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e tem como objetivo a capacitação de servidores efetivos da Rede Estadual de Ensino em Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia. Com um período de imersão entre quatro a oito semanas na Finlândia, professores e gestores visitaram escolas, organizações e vivenciaram o sistema educacional finlandês. No retorno à Paraíba, desenvolveram um projeto de aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas em que atuam. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do GMF para a formação docente para a EPT, especialmente pelas Escolas Cidadãs. Para tanto, foram analisados os relatórios e outros instrumentos elaborados pela coordenação do Programa a partir de seminários e atividades de acompanhamento do GMF, aplicadas aos seus participantes durante a capacitação na Finlândia e durante o desenvolvimento dos projetos aplicados nas suas escolas de origem no estado. A análise teve seu foco no perfil de competências e objetivos identificados no desenvolvimento do Programa, a partir de categorias relacionadas a: realidade Brasil x Finlândia e possibilidades de aprimoramento da Educação Brasileira; processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva da abordagem centrada no estudante; metodologias ativas e ferramentas digitais; práticas curriculares diferenciadas; vínculos com a comunidade e outras escolas da Paraíba. Conclui-se que o perfil das competências desenvolvidas no GMF e seus objetivos de aprendizagem relacionados permitem melhorias individuais e coletivas do processo de ensino-aprendizagem, em especial para as Escolas Cidadãs, considerando uma formação direcionada ao protagonismo juvenil.
Downloads
References
COTRIM, I.M.A. (SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA – SEE/PB). Perfil de competências e objetivos do Programa da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba: “Gira Mundo” – Finlândia. João Pes-soa, PB, 2017. [Relatório técnico]
COTRIM-GUIMARÃES, I.M.A. OUVERNEY-KING, J.R. Por dentro do Sistema Educacional Finlandês: elementos para se repensar o ensino médio integrado no Brasil. In: ARAÚJO, A.C. SILVA, C.N.N (Orgs.) Ensino Médio Integra-do no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: DF, Ed. IFB, 2017, p.54-70.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: _____. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
LÜSCHER, Ana Zuleima; DORE, Rosemary. Política Educacional no Brasil: educação técnica e abandono escolar. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, supl.1, v. 8, p.147-176, dez. 2011.
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (ITAMARATY). O sistema de ensino finlandês: os pilares de uma sociedade baseada no conhecimento. In: _______. Mundo Afora: Educação Básica e Ensino Médio. Disponível em: <http://www.dc.itamaraty.gov.br/publicacoes/colecao-mundo-afora/Mundo%20Afora%20n11%20v11%20WEB%20single.pdf/> Acesso em: 30 set. 2016.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. O currículo da graduação hoje: possibilidades e desafios. In: UNIMONTES, Anais I Forum de Graduação da Unimontes / II Fórum de Graduação da Unimontes. Montes Claros (MG): Ed. Unimontes, 2001, p. 61-71.
PARAÍBA, Governo do Estado. Diário Oficial do Estado da Paraíba. Decreto Nº 36.408 de 30 de Novembro de 2015. Cria a Escola Cidadã Integral, institui o Regime de Dedicação Docente Integral – RDDI e dá outras providências. Diário Oficial do Estado Nº 15.994 de 01 de Dezembro de 2015. Pág. 1-2. 2015a. Disponível em < http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/12/Diario-Oficial-01-12-2015.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2017.
PARAÍBA, Governo do Estado. Diário Oficial do Estado da Paraíba. Decreto Nº 36.409 de 30 de Novembro de 2015. Cria a Escola Cidadã Integral Técnica, institui o Regime de Dedicação Docente Integral – RDDI e dá outras providências. Diário Oficial do Estado Nº 15.994 de 01 de Dezembro de 2015. Pág. 2-3. 2015b. Disponível em < http://static.paraiba.pb.gov.br/2015/12/Diario-Oficial-01-12-2015.pdf>. Acesso em: 29 dez. 2017.
RAMOS, M.. Concepção do Ensino Médio Integrado. [2008] Disponível em http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf Acesso em 23 jun 2017.
RYMMIN, E.; KUNNARI, I.; D’ANDREA, A.F. Digital Solutions in Teacher Education enhance Wellbeing and Expertise. AMK-LEHTI/UAS JOURNAL. Journal of Finnish Universities of Applied Sciences. 2017. Disponível em < https://uasjournal.fi/koulutus-oppiminen/digital-solutions-in-teacher-education-enhance-wellbeing-and-expertise/#1458134585005-b3f22396-5506>. Aceso em: 29 dez. 2017.
SAHLBERG, P. Finnish Lessons: What can the world learn from educational change in Finland? 2 ed. New York (USA): Teachers College / Columbia University, 2015.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA – SEE-PB. Diretrizes para o funcionamento das Esco-las Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. João Pessoa: PB, 2016. Disponível em < http://paraiba.pb.gov.br/downloads/DIRETRIZES_2018_PARA_DIVULGA%C3%87%C3%83O.pdf >. Acesso em: 28 de dezembro de 2017.
SOUZA, R.M. O Discurso do Protagonismo Juvenil. São Paulo, 2006. 351 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Fa-culdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.