AS DEMANDAS DA FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ANA MARIA MENDES SAMPAIO Universidade Federal de Ouro Preto
  • JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0194-0208

Palavras-chave:

Formação Docente. Demandas Formativas. Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo

Essa comunicação discute as demandas de formação docente enfrentadas pelos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. Nessa direção, são apresentados os resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “Demandas de desenvolvimento profissional docente no município de Mariana-MG: PNE (2014-2024) e PME (2015-2024), desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto – MG. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, que se utilizou da técnica de grupo focal e análise documental de políticas de formação e valorização docente. A pesquisa aponta que as demandas de formação dos professores relacionam-se com as lacunas inerentes a formação inicial; com elementos objetivos da carreira, a exemplo das condições de trabalho; com a falta de valorização docente, tendo em vista que os professores não são apreciados acerca de suas demandas formativas; bem como com as dificuldade de oferta e a falta de incentivo à formação continuada.

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Biografia do Autor

ANA MARIA MENDES SAMPAIO, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação (Universidade Federal de Ouro Preto); Especialista em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Avaliação e Didática( Universidade Estadual da Bahia); Graduada em Pedagogia ( Universidade Estadual de Feira de Santana);  Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI/ UFOP).

JOSÉ RUBENS LIMA JARDILINO, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências Sociais realizou estágio de pós-doutoramento em Ciências da Educação na Université Laval, no Québec, Canadá. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGE/UFOP). É Membro do GT 08 e da coordenação do Comité Científico da ANPED (2013-2014), e coordenador do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI/CNPQ/UFOP). Pesquisa recém-concluída: A Formação Continuada de Professores na Região dos inconfidentes, MG (2012-2013/ FAPEMIG) e Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, Observatório da Educação - Projeto Interinstitucional (OBEDUC/CAPES)

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

SAMPAIO, A. M. M., & JARDILINO, J. R. L. (2018). AS DEMANDAS DA FORMAÇÃO DOCENTE SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0194–0208. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0194-0208

Edição

Seção

Educação