EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: POR UMA PEDAGOGIA DO TRABALHO

Autores

  • Kelci Anne Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Valcilene Rodrigues da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Mara Franco de Sá Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0003-0988-1548

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0407-0415

Palavras-chave:

Educação do campo. Agroecologia. Trabalho como princípio educativo.

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento realizada por docentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e objetiva responder aos seguintes questionamentos: De que modo o princípio educativo do trabalho tem sido realizado (ou não) no curso? Esse processo insere a agroecologia como uma pauta transversal do curso, no que diz respeito à formação de professores das ciências sociais e humanas? As culturas do trabalho e as pedagogias da produção camponesa são apreciadas como ponto de partida das práticas pedagógicas do curso e enunciadas como ingredientes de uma práxis emancipatória? Para responder a tais perguntas, a pesquisa irá se ancorar no referencial teórico do materialismo histórico dialético, fazendo usos de instrumentos como questionário, grupos focais, teatro do oprimido, etc. A expectativa é fortalecer o projeto político pedagógico do curso, integrando ao mesmo o trabalho como princípio educativo para uma formação crítica e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelci Anne Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduada em pedagogia e em comunicação social (UNESP), especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL), mestre e doutora em educação (UFSCar e USP). Foi consultora da Unesco para a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA e coordenou projetos de extensão ligados à temática de educação e trabalho em assentamentos rurais, pela Incoop e pelo Niase da UFSCar. Atuou nos cursos de especialização em "Educação de Jovens e Adultos" (UFSCar) e em "Educação do Campo e Agroecologia" (USP/ENFF), integrando a equipe de docentes convidados e de coordenação político pedagógica dos cursos. Foi docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UNB/FUP e é professora da LEdoC da UFPI/CPCE. Tem experiência e publicações nos temas: educação do campo; economia solidária; educação de jovens e adultos; educação e comunicação popular; agroecologia; e assentamentos rurais. É membro do Coletivo Terra em Cena (UnB) e, atualmente, propõe o desenvolvimento de projetos de extensão com teatro político e vídeo popular na UFPI

Valcilene Rodrigues da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutoranda em Geografia (PPGEO-UFPE). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE (2015). Possui graduação de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011). Técnica em Agropecuária e Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2007 e 2009, respectivamente). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em Geografia Agrária, Agroecologia e Agricultura Familiar camponesa com ênfase em Gestão de Agroecossistemas, Gestão dos Recursos Hídricos, Tecnologias Sociais e Movimentos Sociais no Semiárido Nordestino. É integrante do Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia (NEPPAG-UFPE) e do Núcleo de Agroecologia do Vale do Gurgueia (NAGU/UFPI). Foi integrante e equipe de coordenação do Projeto RENDA - Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia chamada 39 MDA/CNPq atuando como Bolsista EXP-C e EXP-B (2015/2017). Atualmente é docente da UFPI, Campus CPCE.

Mara Franco de Sá, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2000), doutorado em PDSE pela Universidade de Lisboa (2015) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Piauí, campus Bom Jesus.Tem experiência na área de Educação, em especial na Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação; metodologia de pesquisa; políticas públicas em educação; currículo integrado (EJA e Educação profissional); fundamentos da educação de jovens e adultos.

Referências

ALTIERI, Miguel. El Agroecosistema: Determinantes, Recursos, Procesos, y Sustentabilidad. In: ______. Agroecología: Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo:Editorial Nordan–Comunidad, 1999. p.37-70.

ARROYO, G. M. Trabalho - Educação e Teoria Pedagógica. FRIGOTTO, G. (org.) In: Educação e Crise do Trabalho: perspectiva de final de século. 9ª ed. Petrópolis, RJ; Editora Vozes, 2008. - (Coleção Estudos Culturais em Educação).

CALDART, R. et. al. Apresentação. In: CALDART, R. et. al. Dicionário da educação do campo.São Paulo: Expressão Popular, 2012, pp;.13-19.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. In. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre, v. 1, n. 1, jan/mar de 2000.

FRIGOTTO, G. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores- Excertos.2005.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

HECHT, S. B. La Evolución del Pensamiento Agroecológico. In: ALTIERI, Miguel. Agroecología: Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo: Editorial Nordan–Comunidad, 1999. p.15-30.

MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza.2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação.v.12, n.34, jan/abr. 2007, p. 152 - 180.

SILVA, A. FAGUNDES, L. Agroecologia e Educação do Campo. Boletim DATALUTA.

Maio, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Pereira, K. A., Silva, V. R. da, & Sá, M. F. de. (2018). EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: POR UMA PEDAGOGIA DO TRABALHO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0407–0415. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0407-0415

Edição

Seção

Educação