EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA: POR UMA PEDAGOGIA DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0407-0415Keywords:
Educação do campo. Agroecologia. Trabalho como princípio educativo.Abstract
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento realizada por docentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e objetiva responder aos seguintes questionamentos: De que modo o princípio educativo do trabalho tem sido realizado (ou não) no curso? Esse processo insere a agroecologia como uma pauta transversal do curso, no que diz respeito à formação de professores das ciências sociais e humanas? As culturas do trabalho e as pedagogias da produção camponesa são apreciadas como ponto de partida das práticas pedagógicas do curso e enunciadas como ingredientes de uma práxis emancipatória? Para responder a tais perguntas, a pesquisa irá se ancorar no referencial teórico do materialismo histórico dialético, fazendo usos de instrumentos como questionário, grupos focais, teatro do oprimido, etc. A expectativa é fortalecer o projeto político pedagógico do curso, integrando ao mesmo o trabalho como princípio educativo para uma formação crítica e transformadora.
Downloads
References
ARROYO, G. M. Trabalho - Educação e Teoria Pedagógica. FRIGOTTO, G. (org.) In: Educação e Crise do Trabalho: perspectiva de final de século. 9ª ed. Petrópolis, RJ; Editora Vozes, 2008. - (Coleção Estudos Culturais em Educação).
CALDART, R. et. al. Apresentação. In: CALDART, R. et. al. Dicionário da educação do campo.São Paulo: Expressão Popular, 2012, pp;.13-19.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. In. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre, v. 1, n. 1, jan/mar de 2000.
FRIGOTTO, G. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores- Excertos.2005.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
HECHT, S. B. La Evolución del Pensamiento Agroecológico. In: ALTIERI, Miguel. Agroecología: Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo: Editorial Nordan–Comunidad, 1999. p.15-30.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza.2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação.v.12, n.34, jan/abr. 2007, p. 152 - 180.
SILVA, A. FAGUNDES, L. Agroecologia e Educação do Campo. Boletim DATALUTA.
Maio, 2011.