CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSIDADE PARA TODOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ACESSO DE ESTUDANTES AO ENSINO SUPERIOR E AO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Erivan Coqueiro Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq)
  • Gilvan dos Santos Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0367-0381

Palavras-chave:

Pré-vestibular, Ensino superior, Mercado de trabalho

Resumo

Este trabalho analisa as contribuições do curso pré-vestibular Universidade Para Todos (UPT) para o acesso de jovens ao Ensino Superior. Explana-se sobre a ausência de perspectivas dos estudantes egressos do Ensino Médio no que tange este nível educacional e o baixo grau de instrução dos pais para orientarem os filhos. Salienta-se a importância do curso de nível superior para o enriquecimento intelectual e possibilitar melhores postos no mercado de trabalho. Segue-se a perspectiva metodológica de revisão bibliográfica sobre o tema evidenciado e a análise de entrevistas realizadas com 25 (vinte e cinco) ex-alunos do curso UPT, em Aracatu, Bahia. Os resultados evidenciam que a maioria dos entrevistados opta por cursos de nível superior relacionados a licenciaturas, justificam as escolhas na distância geográfica da universidade, já que é mais viável realizar um curso mais próximo da residência, devido à condição socioeconômica. O curso foi avaliado como excelente ou bom, visto que auxiliou nos vestibulares realizados. Deve-se ter pontualidade na entrega dos materiais didáticos.  É perceptível que o curso UPT, mesmo com problemas estruturais, contribuiu para que estes estudantes conseguissem acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Erivan Coqueiro Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)

Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus XX, Brumado-BA. Mestrando em Educação, pela UESB, Vitória da Conquista-BA. Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais, pela UESB, de Vitória da Conquista-BA. Especialista em Educação à Distância pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Aprecio as questões sobre a formação do leitor, as histórias em quadrinhos e políticas públicas. Em 2008, criei, em parceria, o jornal O Relato, o primeiro impresso de Aracatu-BA. Com este periódico procurei divulgar a arte e a cultura sertaneja, promover a consciência política, expor os problemas locais e incentivar a leitura. Elaborei o projeto de implantação do curso pré-vestibular Universidade para Todos em Aracatu, o qual iniciou-se em 2012 sob minha coordenação.

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq)

Doutor e Pós-Doutor em Educação.

Gilvan dos Santos Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)

Mestrando em Educação. Professor da Rede Municipal de Vitória da Conquista - BA

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

Sousa, E. C., Nunes, C. P., & Sousa, G. dos S. (2018). CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSIDADE PARA TODOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ACESSO DE ESTUDANTES AO ENSINO SUPERIOR E AO MERCADO DE TRABALHO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0367–0381. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0367-0381

Edição

Seção

Educação