FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais

Autores

  • Mateus Esteves de Oliveira CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0284-0296

Palavras-chave:

Formação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia.

Resumo

O presente trabalho resulta da necessidade de destacar o profissional da educação, o professor, como o ator-chave de seu plano de crescimento pessoal e profissional, desconsiderando as pressões exteriores, frequentemente, fruto de um sistema educacional cada vez mais movido pela força do capital, para dar visibilidade às aspirações e anseio por conhecimento dos próprios educadores. Mesmo que a procura por formação contínua possa se relacionar intimamente com ganhos financeiros por meio de titulações acadêmicas, busca-se aqui, ir de encontro a narrativas de docentes que tenham ciência do que desejam aprender e que se dedicam a este ideal, o que por vezes reflete diretamente na consolidação de competências profissionais que dialoguem harmoniosamente com suas práticas pedagógicas, contribuindo com o sucesso do corpo discente e da instituição que atua. No contexto contemporâneo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, é inevitável considerar o papel que as tecnologias da aprendizagem têm desempenhado nos cursos de formação continuada para professores, imprimindo muito mais rapidez e dinamicidade ao processo de aprendizagem. Este artigo traz algumas reflexões iniciais a respeito dessas questões e foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla e em andamento na linha de pesquisa III, Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagem do CEFET-MG – POSLING. A nossa expectativa é a de contribuir com o debate sobre formação docente ao longo da vida e com a promoção da autonomia de professores em serviço ao longo da vida e da carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Esteves de Oliveira, CEFET-MG

Mestrando em Estudos de Linguagens CEFET-MG, linha de pesquisa III: Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia.

Referências

BOGDAN, R. e BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.
CARVALHO, Ana Isabel Machado. Desenvolvimento profissional de professores: Especificidades na transição para a Formação de Adultos. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Formação de Professores – Universidade de Lisboa, p. 27-28, Lisboa: 2014.
COSTA, Joselane Cavalcante; TOMASI, Antônio de Pádua Nunes; MAGALHÃES, MaqGeisielly Alves. A mobilização de saberes na formação dos trabalhadores da construção civil. International Conference on Engineering and Technology Education, Ilhéus, BRAZIL, 2010.
DUGUÉ, Elisabeth. A lógica da competência: o retorno ao passado. In: TOMASI, Antônio de Pádua Nunes (Org). Da Qualificação à Competência. Campinas: Paripus: 2004, cap. 1.
FERREIRA, Jane Eyre Rios de Macêdo. A Formação ao Longo da Vida – (FLV). Um estudo sobre a formação profis-sional de trabalhadores da construção civil. Dissertação de Mestrado em Educação Tecnológica.– Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, 2012.
JUNIOR, João Batista Bottentuit; COUTINHO, Clara Pereira. A educação a distância para a formação ao longo da vida na sociedade do conhecimento. Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – Braga – Portugal, 2007.
LIBANIO, J. B. A arte de formar-se. São Paulo: Loyola, 2002.
MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MERLE, V. Apprendre tout au long de la vie: pourquoi, comment? Comité Mondial pourl’éducation et la formation tout au long de la vie. Paris: UNESCO, 2006.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Dom Quixote. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758 (consultado a 21 de setembro de 2017). 1992.
PÁDUA. Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da Pesquisa: Abordagem teórica- prática. 10ª Ed. Campinas: Papirus, 2008.
PIRES, Ana Luisa. Educação e Formação ao Longo da Vida: análise crítica dos sistemas dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e de competências. Tese (Doutorado) - Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Lisboa: 2002.
SOUZA, João Valdir Alves de. A dimensão formativa do trabalho. Publicado em: NOGUEIRA, Maria das Dores P (Org.) Vale do Jequitinhonha: ocupação e trabalho. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2013.
TOMASI, Antônio de Pádua Nunes; FERREIRA, Jane Eyre Rios de Macêdo. Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender? 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Oliveira, M. E. de. (2018). FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0284–0296. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0284-0296

Edição

Seção

Trabalho