O ANTIAMERICANISMO ENTRE OS MONARQUISTAS COMO FORMA DE COMBATE À REPÚBLICA (1889-1917)

Autores

  • Flávio Raimundo Giarola Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0459-0470

Palavras-chave:

Anti-americanismo. Monarquistas. Nacionalidade.

Resumo

O presente artigo analisa o discurso anti-americanista adotado por alguns monarquistas após a proclamação da República no Brasil. Nosso objetivo é entender as representações dos Estados Unidos entre os restauradores e a forma como eles avaliaram as influências exercidas por este país na República brasileira. Nossa metodologia consiste na análise crítica dos escritos de monarquistas como Eduardo Prado e Joaquim Nabuco, principalmente, que, saudosos do Império e críticos do golpe republicano de 1889, questionaram a aproximação do país a um regime político tradicionalmente associado aos anglo-americanos, denunciando tal atitude como uma sujeição aos interesses imperialistas dos Estados Unidos. Desta forma, ao mesmo tempo em que defendiam a aproximação cultural e política com a Europa e exaltavam o Império como símbolo da singularidade nacional; representavam os Estados Unidos e seus habitantes de forma negativa, questionando suas “verdadeiras intenções” para com os países latino-americanos, além de repudiar sua influência nas nações mestiças de colonização ibérica. Como conclusão, defendemos que, para os monarquistas, o surgimento dos Estados Unidos do Brasil era uma afronta à nacionalidade, por recusar tudo que lhe era peculiar e, ao mesmo tempo, por tentar construir algo novo com base na introdução de princípios alienígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Raimundo Giarola, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Mestre em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei, com a dissertação "As representações da mão-de-obra: escravos, imigrantes e trabalhadores nacionais nos discursos dos políticos sanjoanenses (1871-1889)". Doutor em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a tese "Do 'triunfo nos trópicos' ao 'fim da civilização': 'raça', história e nacionalidade na perspectiva dos intelectuais monarquistas-católicos (1889-1917)". É professor efetivo de História, com dedicação exclusiva, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus V (Divinópolis), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão

Referências

ARINOS, Afonso. Discurso de posse do Sr. Afonso Arinos na Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/academicos/afonso-arinos/discurso-de-posse > Acesso em 07 de dez. de 2017.
BANDEIRA, Moniz. Presença dos Estados Unidos no Brasil (dois séculos de história). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.
CELSO, Afonso. Porque me ufano de meu país. Rio de Janeiro: H. Garnier Livreiro Editor, [s.d.], 4ª edição revista.
CERVO, Armado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Brasil. São Paulo: Ática, 1992.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.
GIAROLA, Flávio Raimundo. Do “triunfo nos trópicos”ao “fim da civilização”: “raça”, história e nacionalidade na perspectiva dos intelectuais monarquistas-católicos (1889- 1917). Belo Horizonte, 2015. 311 f. Tese (Doutorado em História), FAFICH, Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.
MANIFESTO REPUBLICANO. In: Cadernos ASLEGIS. Brasília, nº 37, pp. 42-60, maio/ agosto 2009.
NABUCO, Joaquim. Porque continuo a ser monarchista. Londres: Abraham Kingdon & Newnham, 1890.
________________. O dever dos monarquistas: carta ao almirante Jaceguay. Rio de Janeiro: Typ. Leuzinger, 1895
________________. Minha formação. São Paulo: Gráfica Editora Brasileira Ltda, 1949.
________________. A República é incontestável. In: A abolição e a República. Recife: UFPE, Editora Universitária, 1999.
________________. O abolicionismo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
________________. Diários (1873-1910). Rio de Janeiro: Bem-te-vi, 2006.
QUEIROZ, Suely Robles Reis de. Os radicais da República. São Paulo: Brasiliense, 1986.
PRADO, Eduardo. A ilusão americana. São Paulo: s/n, 1893
______________. Viagens: América, Oceania e Ásia. São Paulo: Escola Typographica Salesiana, 1902.
______________. Collectaneas. São Paulo: Escola Typographica Salesiana, 1904.
_______________. Fastos da ditadura militar no Brasil. São Paulo: Livraria Magalhães, 1923.
_______________. A ilusão americana. Brasília: Senado Federal, 2003.
SOBRINHO, Couto de Magalhães. Nomes do dia. São Paulo: Seção de Obras do Estado de São Paulo, 1917.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Giarola, F. R. (2018). O ANTIAMERICANISMO ENTRE OS MONARQUISTAS COMO FORMA DE COMBATE À REPÚBLICA (1889-1917). REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0459–0470. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0459-0470

Edição

Seção

Ciências Sociais