AVANÇOS E RETROCESSOS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE MATO GROSSO/BRASIL (2008/2017)

Autores

  • Ivana Bognar SEDUC - Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso
  • Márcia Santos Ferreira Universidade Federal do Estado de Mato Grosso/Campus Cuiabá/MT

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0205-0220

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação de Jovens e Adultos, CEJA, Mato Grosso, Brasil.

Resumo

RESUMO. O objetivo deste trabalho é realizar uma discussão sobre os avanços e retrocessos da política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) implantada no estado de Mato Grosso (MT/Brasil), a partir de 2008, com a criação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs). Documentos oficiais, pesquisas realizadas sobre os Centros, assim como informações sobre a experiência do Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, que funciona no município de Colíder/MT, foram empregadas para a elaboração de uma interpretação dos processos de criação e funcionamento da proposta pedagógica dos CEJAs em Mato Grosso. A investigação realizada evidenciou que, além da concentração destes espaços formativos em um número reduzido de municípios do estado, a proposta pedagógica original foi significativamente alterada já em seus primeiros anos de funcionamento. As informações coletadas apontam para a descontinuidade da política de formação empreendida pelos governos que se sucederam no período em estudo, que não assumiram os CEJAs como integrantes de uma política de Estado de caráter emancipatório, optando por políticas de governo marcadas pelo “aligeiramento” dos processos de escolarização destinado aos sujeitos jovens, adultos e idosos. Atualmente, o estado de Mato Grosso vive um momento de retrocesso em relação à política pública que originou os CEJAs, uma vez que os Centros que continuam em funcionamento tiveram sua proposta pedagógica alterada, com destaque às preocupações financeiras em detrimento da qualidade da Educação de Jovens e Adultos promovida pelo Estado.

 

ABSTRACT. The objective of this work is to conduct a discussion about the advances and setbacks of the public policy of Youth and Adult Education (EJA) implemented in the state of Mato Grosso (MT / Brazil), from 2008 on, with the establishment of Youth and Adult Education Centers (Cejas). Official documents, research carried out about the Centers, as well as information about the experience of Cleonice Miranda da Silva Youth and Adult Education Center, which operates in the municipality of Colíder / MT, were used to elaborate an interpretation of the creation and pedagogical proposal of Cejas in Mato Grosso. The research undertaken showed that, in addition to the concentration of these formative spaces in a reduced number of municipalities of the state, the original pedagogical proposal was significantly modified already in its first years of operation. The information collected points to the discontinuity of the training policy undertaken by the governments that succeeded in the period under study, which did not support the maintenance of a state policy of emancipatory character, replacing it with government policies marked by the "streamlining" of the schooling process for youngsters, adult and elderly subjects. Nowadays, the state of Mato Grosso is experiencing a moment of step backwards in relation to the public policy that originated the Cejas. On the other hand, the Centers that continue to operate had their pedagogical proposal changed, highlighting the financial concerns to the detriment of the quality of Youth and Adult Education promoted by the State.

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Biografia do Autor

Ivana Bognar, SEDUC - Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Unemat - Universidade do Estado de Mato Grosso (1999). Professora Especialista em Língua Portuguesa e Literatura (Unemat) em 2002 e Gestão Escolar (UFMT) em 2010. Tem titulação de Mestrado cursado no IE/PPGE - Instituto de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, porém atuou na gestão escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Cleonice Miranda da Silva em Colider/MT desde 2006 a 2009 como diretora e de 2010 a 2014 como coordenadora pedagógica.  Atuou há 30 anos na área da Educação, sendo 22 anos na modalidade EJA. No momento, é professora aposentada. É membro do FPDEJA/MT - Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso, atuando como militante neste importante movimento social, espaço de discussão em defesa da modalidade.

Márcia Santos Ferreira, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso/Campus Cuiabá/MT

Possui graduação em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pela Universidade Estadual de Campinas, graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, pesquisa educacional, história da educação, educação e ciências sociais e política educacional. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, campus Cuiabá, durante o quadriênio 2013-2016, coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação/FORPRED, período 2014-2015, e vice-coordenadora do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPEd, período 2013-2015.

 

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Publicado

2019-06-24

Como Citar

Bognar, I., & Ferreira, M. S. (2019). AVANÇOS E RETROCESSOS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DE MATO GROSSO/BRASIL (2008/2017). REVES - Revista Relações Sociais, 2(2), 0205–0220. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0205-0220

Edição

Seção

Educação