QUE CIDADÃO DEVEMOS FORMAR? OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Cléia Maria Alves INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ
  • Anna Rafaella de Paiva Dantas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ
  • Francisco das Chagas Silva Souza INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ https://orcid.org/0000-0002-9721-9812

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0119-0131

Palavras-chave:

Ensino de história. Sociedade capitalista. Juventude. Mundo do trabalho. Cidadão emancipado.

Resumo

O artigo analisa e discute os desafios e possibilidades do ensino de História na Educação Básica, para a formação do jovem cidadão para mundo do trabalho, frente às mudanças sócio-políticas e econômicas controladas pelos princípios do neoliberalismo. Buscamos discutir e evidenciar as consequências do modelo educacional destinado aos jovens das classes populares, que sinalizam para uma formação unilateral e excludente, que atende somente aos anseios e necessidades do capital. Assim, analisamos como o ensino de História pode contribuir para a construção de uma cidadania que contemple a formação humana integral e emancipatória de forma que o jovem seja capaz de compreender e transformar a realidade em que está inserido, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica a partir de pesquisadores do ensino de História, a exemplo de Bittencourt (2013), Fonseca (1993), Silva (2012), entre outros autores que discutem também a abordagem das temáticas que envolvem Trabalho, Educação e Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cléia Maria Alves, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

Licenciada em História (UFRN) e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional).

Anna Rafaella de Paiva Dantas, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

Licenciada em História (UERN) e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional).

Francisco das Chagas Silva Souza, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

Doutor em Educação (UFRN), professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ALVES, Giovanni; PUZIOL, Jeinni. As metamorfoses do mundo social do trabalho e a educação profissional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS: HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 7, 2009, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP: 2009.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: ______. (Org.) O saber histórico na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
BRASIL, Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf > Acesso em: 18 out. 2017.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS; Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. 13. ed. Campinas: Papiros, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 1993.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou ser humano emancipado? Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro. v. 1, n.1, p. 45-60, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS; Marise. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tadeu. (Orgs.). Escola S. A. quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNT, 1996. p. 9-49.
______. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, José, SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luis. (Orgs). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: HISTEDBR, 2002. p. 45-59.
KUENZER, Acácia. Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2002. p.60.
MOURA, Dante. Mudanças na sociedade brasileira dos anos 2000 limitadas pela hegemonia do neoliberalismo: Implicações para o trabalho e para a educação. ______. (Org.). In: Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 109-138.
______. Ensino médio e educação profissional: dualidade histórica e possibilidades de integração. In: MOLL, Jaqueline et al (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 58-79.
OLIVEIRA, Ramon. A possibilidade da escola unitária na sociedade capitalista. Cadernos de Educação. Pelotas. p. 141–160. Jan./abr. 2009.
______. Ensino Médio e Educação profissional: reformas excludentes. Revista Educar. Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002.
SAVIANI, Dermeval. A Nova Lei da Educação: LDB trajetórias limites e perspectivas. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
______. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v.12, n.32, p. 52-180, jan./abr. 2007.
SILVA, Marcos. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. 4. ed. 2012. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

2019-02-18

Como Citar

Alves, C. M., Dantas, A. R. de P., & Souza, F. das C. S. (2019). QUE CIDADÃO DEVEMOS FORMAR? OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVES - Revista Relações Sociais, 2(1), 0119–0131. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0119-0131

Edição

Seção

General Papers/Artigos