ASPECTOS PSICOJURÍDICOS DA SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL

Autores

  • Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato Universidade do Estado do Amazonas http://orcid.org/0000-0003-4706-0185
  • Dalila Azevedo da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Eunice Braga Borges dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Alice Sobral Universidade do Estado do Amazonas
  • Daniel Cerdeira de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0221-0231

Palavras-chave:

Síndrome Alcoólica Fetal. Espectro do Alcoolismo Fetal. Gestação, feto. Alcoolismo.

Resumo

RESUMO. Este estudo teve como objetivo realizar uma reflexão a cerca dos aspectos psicológicos e jurídicos da Síndrome Alcoólica Fetal – SAF com a intenção de construir um artigo científico. O método adotado foi uma revisão sistemática da literatura de onde se pode depreender que a SAF está se tornando um problema de saúde pública por ser uma das maiores causas de atraso mental. A SAF é uma doença para a qual não existe a cura, porém é totalmente passível de prevenção por meio da abstinência da ingestão de álcool durante o período de gestacional, quando o sistema nervoso está em processo de formação e desenvolvimento. Nesse momento a família surge como fator protetivo, pois a prevenção pode começar em casa junto da família onde as gestantes possam se sentir mais seguras, com a família acompanhando e suprindo as suas necessidades de desenvolvimento das potencialidades. É também, nesse contexto que o psicólogo pode contribuir trabalhando em equipe com os outros profissionais, não só no nível da avaliação como também no nível da intervenção psicológica. Neste estudo não houve definição se a quantidade álcool ingerido pela gestante tem relevância para o feto em desenvolvimento, porém, ficou claro que a completa abstinência dessa substância é de fundamental importância para a prevenção da SAF.

 

ABSTRACT. This study aimed to carry out a reflection on the psychological and legal aspects of SAF with the intention of building a scientific article. The method used was a systematic review of the literature which can be seen that the SAF is becoming a public health problem because it is a major cause of mental retardation. SAF is a disease for which no cure but is completely preventable by withdrawal of alcohol intake during the gestation period when the nervous system is the formation and development process. At that point the family emerges as a protective factor because prevention can start at home with the family where the pregnant women they can be safer, with family watching and meeting their potentialities development needs is also in this context that the psychologist It presents with with its good practice, serving as a link connection between families and public policies to define strategies of integration and inclusion in society and interaction with other professionals. In this study there was no definition if the amount ingested alcohol by pregnant women is relevant to the developing fetus, but it was clear that the complete withdrawal of this substance is of fundamental importance for the prevention of FAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge Sant'Ana Honorato, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, Doutor em Saúde Pública - Saúde da Criança e da Mulher, com ênfase em Sexualidade, Reprodução, Gênero e Saúde, pela Fiocruz (IFF-RJ).Pós-doutorando Medicina Tropical com ênfase em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites virais na Fundação de Medicina Tropical - FMT/AM. Especialista em Saúde da Família (UFSC) e Docência Superior (UGF). Pós-Graduando em Tecnologias Educacionais pela UFSCAR. É concursado como especialista em saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), onde faz atendimentos psicoterápicos e testagem rápida (ISTs) em Unidade Básica de Saúde. Concursado como Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESA - na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Professor e Orientador no Programa de Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família (Abrasco-Fiocruz) e Mestrado Profissionalizante em Enfermagem (UEA). Exerce as funções de Coordenador do Curso de especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas; Coordenador do Curso de Especialização em Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos e Coordenador do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Membro parecerista da Comissão de Produtividade. Revisor de Periódicos e Eventos Nacionais de Saúde Pública e Psicologia, além de Membro de Comitê de Assessoramento de agências de fomento. É colunista da Revista Psiquê Ciência e Vida (cinema) e autor do livro "Cinematerapia: Entendendo Conflitos". Suas produções e interesses em Pesquisa estão voltados principalmente para os seguintes temas: Direitos Humanos, Sexualidade e Gênero; Vulnerabilidade, Saúde Mental e Atenção Psicossocial; Tecnologia e Inovação em Educação em Saúde e Cibercultura e Saúde Pública e HIV/AIDS;

Referências

BOLAND F.J. Síndrome alcoólica fetal: Implicações para o serviço correcional. Ottawa: Serviço Correcional do Canadá; 1998.

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm acesso em 12 de novembro de 2015.

______. 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Nº 8.069, De 13 de Julho de 1990. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm > acesso em 12 de novembro de 2015.

______. 2001. Código Civil. Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm acesso em 12 de novembro de 2015.

CASTRO, L. A. Aplicação da Doutrina da Proteção Integral em situações de vulnerabilidade. Monografia. Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – 2014. Disponível em < http://www.emerj.rj.gov.br/paginas/trabalhos_conclusao/2semestre2014/trabalhos_22014/LuizaAlvesdeCastro.pdf> acesso em 08 de novembro de 2015.

FABBRI, C. E., Projeto: Desenvolvimento e validação de um instrumento do uso nocivo de álcool durante a gravidez. Dissertação. Universidade de são Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Depto. de Medicina social. Ribeirão Preto. 2001. Disponível em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-04092002-092148/pt-br.php> acesso 08 de novembro de 2015.

FREITAS, M., MESQUITA, M. A. Seguimento de crianças com síndrome alcoólica fetal. In: Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido/coordenadora Conceição Aparecida de Mattos Segre. Sao Paulo: Sociedade de Pediatria de São Paulo, 2010. Disponível em < http://www.spsp.org.br/downloads/alcool.pdf> acesso em 08 de novembro de 2015.

GANTHOUS. G., ROSSI, N. F., GIACHETI, C. M. Linguagem no Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal: uma revisão. Rev. Cefac. 2015, jan-fev; 17(1):253-263, Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v17n1/1982-0216-rcefac-17-01-00253.pdf> acesso em 08 de novembro de 2015.

GARCIA R, ROSSI N. F., GIACHETI C. M. Perfil de habilidades de comunicação de dois irmãos com a Síndrome Alcoólica Fetal. Rev. CEFAC vol.9 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2007. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v9n4/03.pdf> acesso em 08 de novembro de 2015.

GUIMARÃES H.; TEIXEIRA C.; SANTOS, N. Embriofetopatia alcoólica: Uma experiência. Boletim do Centro Regional de Alcoologia do Porto, 3, nº11, 1996.

IGLESIAS, F. R. P., Os efeitos do álcool na vida da criança. Monografia de Pós-Graduação “Lato Sensu”. Projeto A Vez do Mestre. Universidade Candido Mendes. 2004. Disponível em< http://www.avm.edu.br/monopdf/6/FATIMA%20REGINA%20PIMENTA%20IGLESIAS.pdf> acesso em 08 de novembro de 2015.

JOYA, X., PUJADAS, M., FALCÓN, M., CIVIT, E., GARCIA-ALGAR, O., ORIOLALL, O., et al. Cromatografia de massa de gás espectrometria ensaio para a quantificação simultânea de drogas de abuso em placenta humana a 12ª semana de gestação. Forensic Sci Int. 2010.

LEMOINE P., HAROUSSEAU H., BORTEYRU J. P., MENUET, J. C., Os filhos de pais alcoólicos anomalias observadas. Cerca de 127 casos. Oeste Med. 1968.

LIMA, J. M. B., Álcool e Gravidez - Síndrome Alcoólica Fetal- SAF: Tabaco e outras drogas. Rio de Janeiro: Editora Científica, 2008.

PINHO, P. J., PINTO, A. L., MONTEIRO, V., Síndrome fetal alcoólico: a perspectiva do psicólogo. Psicologia, saúde & doenças, 2006, 7 (2), 271-285. Disponível em < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36270209> acesso em 09 de novembro de 2015.

RAMALHO, J., SANTOS, M.R. Síndrome Alcoólica Fetal: implicações educativas. Revista Brasileira de educação Especial. Marília. V.21, n. 3, p. 335-344, jul-set, 2015. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/rbee/v21n3/1413-6538-rbee-21-03-00335.pdf> acesso em 08 de novembro de 2015.

SANTANA, R. A., ALMEIDA, L. F. J. L., MONTEIRO, D. L. M. Síndrome alcoólica fetal – revisão sistematizada. Disponível em < http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=501> acesso em 08 de novembro de 2015.

STREISSGUTH, A.P. Deficiências primárias e secundárias na síndrome alcoólica fetal. In: STREISSGUTH, A.P., KANTER J., O desafio da síndrome alcoólica fetal: Superar as deficiências secundárias. Seattle: University of Washington Press; 1997.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Honorato, E. J. S., da Silva, D. A., dos Santos, E. B. B., Sobral, A., & de Sousa, D. C. (2019). ASPECTOS PSICOJURÍDICOS DA SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL. REVES - Revista Relações Sociais, 2(2), 0221–0231. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss2pp0221-0231

Edição

Seção

General Papers/Artigos