A BNCC e a Lei n. 10639/2003

Componentes curriculares e educação antirracista

Autores

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a abordagem da cultura africana e afro-brasileira, nos documentos normativos, principalmente após a sanção da Lei 10639/2003. Sendo assim, analisa-se as três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a finalidade de abordar como a temática é discutida no currículo da educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica de produções referentes às relações étnico-raciais e curriculares. Logo, evidenciamos avanços e retrocessos que tange ao direito de aprendizagem das culturas negras brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilane Souza Bhering, UFV

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrado em Educação pela UFV (2020).

Valter Machado da Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA- UFV

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Viçosa (UFV) do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de Viçosa (PPGE-UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) da UFV (PPGEO-UFV). 

Thiago Henrique Mota Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA- UFV

Professor Adjunto de História da África na Universidade Federal de Viçosa. Doutor em História em regime de co-tutela entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Lisboa (2018).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Bhering, M. de S., Machado da Fonseca, V. ., & Henrique Mota Silva, T. . (2021). A BNCC e a Lei n. 10639/2003: Componentes curriculares e educação antirracista. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12726