A BNCC e a Lei n. 10639/2003

Componentes curriculares e educação antirracista

Autores/as

Resumen

O presente estudo tem como objetivo compreender a abordagem da cultura africana e afro-brasileira, nos documentos normativos, principalmente após a sanção da Lei 10639/2003. Sendo assim, analisa-se as três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a finalidade de abordar como a temática é discutida no currículo da educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica de produções referentes às relações étnico-raciais e curriculares. Logo, evidenciamos avanços e retrocessos que tange ao direito de aprendizagem das culturas negras brasileiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilane de Souza Bhering, UFV

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestrado em Educação pela UFV (2020).

Valter Machado da Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA- UFV

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Viçosa (UFV) do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal de Viçosa (PPGE-UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) da UFV (PPGEO-UFV). 

Thiago Henrique Mota Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA- UFV

Professor Adjunto de História da África na Universidade Federal de Viçosa. Doutor em História em regime de co-tutela entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Lisboa (2018).

Publicado

2021-12-28

Cómo citar

Bhering, M. de S., Machado da Fonseca, V. ., & Henrique Mota Silva, T. . (2021). A BNCC e a Lei n. 10639/2003: Componentes curriculares e educação antirracista. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/12726