Práticas decoloniais e antirracistas na experiência educacional do Pré-Vestibular Comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) - Rio de Janeiro

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Resumo

Este artigo pretende discutir as práticas decoloniais e antirracista a partir da experiência de um pré-vestibular comunitário, no conjunto de favelas da Maré na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, contextualizamos historicamente o surgimento dos pré-vestibulares populares, sua relação com políticas de desregulamentação do estado, assim como o crescimento e fortalecimento dos movimentos sociais em prol da democratização do ensino. Utilizamos no sentido de compor esta análise autores que alinham-se a escola teórica dos estudos pós-coloniais, especialmente aqueles que investigam os impactos do colonialismo. E, por fim, buscamos compreender as práticas pedagógicas críticas do CEASM e a construção de uma educação antirracista.

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Biografia do Autor

Humberto Salustriano da Silva, Centro de Estudos e Ações Solidária da Maré

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor da rede pública municipal de Quissamã e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais (NEPS) do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

da Silva, H. S. (2021). Práticas decoloniais e antirracistas na experiência educacional do Pré-Vestibular Comunitário do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) - Rio de Janeiro. Revista De Ciências Humanas, 2(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13000