Concepções de aprendizagem do português como segunda língua por aprendizes surdos

Autores

  • Ana Rachel Carvalho Leão Instituto Federal de Minas Gerais
  • Michelle Andrea Murta Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de aprendizagem de alunos surdos sobre o português como segunda língua. O corpus deste estudo é composto por entrevistas realizadas por meio de vídeo. Os entrevistados responderam a uma série de perguntas sobre a importância de a pessoa surda aprender português como segunda língua, suas dificuldades em aprender essa língua e como aprendem. As entrevistas foram filmadas e as respostas dos alunos foram transcritas para o português para análise. As respostas dos alunos nos permitiram chegar nas metáforas que eles utilizam para falar de seus processos de aprendizagem e nos ajudaram a compreender como eles entendem seus processos de aprendizagem de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rachel Carvalho Leão, Instituto Federal de Minas Gerais

Departamento de Linguagens

Michelle Andrea Murta, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Poslin (UFMG). Professora da Faculdade de Letras da UFMG

Referências

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais

- Libras e dá outras providências. Distrito Federal, Brasília, 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 31 jan. 2013.

BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. In: BRASIL. Presidência da

República. Presidência da República Federativa do Brasil. 2005.

FERREIRA, L. C. A compreensão da metáfora em língua estrangeira. 219 f. Tese (Doutorado em Letras) Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

FERREIRA, L. C.; OLIVEIRA, D. Metáforas De Aprendizagem: Um Estudo Sobre A Aprendizagem De Português Como Língua Adicional. In: V Congresso Internacional Sobre A Metáfora Na Linguagem E No Pensamento, 2016, Belo Horizonte. Anais Do V Congresso Internacional Sobre A Metáfora Na Linguagem E No Pensamento. Belo Horizonte: Fale, 2016. V. I. p. 270-285.

FERREIRA, L. C. How Brazilian students conceptualize the experience of learning German for academic purposes. Pandaemonium Germanicum (Impresso), v. 19, p. 124-152, 2016.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. [1981] Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.

SILVA, M. M. dos S. E. Metáforas de aprendizagem: um olhar sobre narrativas multimodais de aprendizes de língua inglesa. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

WILCOX, Sherpard. Signed languages. In: GEERAERTS, D.; CUYCKENS, H. The Oxford handbook of cognitive linguistics. New York: Oxford University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2019-05-14

Como Citar

Carvalho Leão, A. R., & Murta, M. A. (2019). Concepções de aprendizagem do português como segunda língua por aprendizes surdos. Revista De Ciências Humanas, 18(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/6438