Questões étnico-raciais em livros didáticos de História
Uma análise a partir da perspectiva das representações sociais
Resumen
Este artigo objetiva apresentar parte da pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Educação e objetiva analisar como questões étnico-raciais são abordadas em livros didáticos de História. Além da revisão bibliográfica, a análise de conteúdo foi escolhida como opção metodológica para a realização deste estudo que buscou analisar as questões étnico-raciais presentes em um determinado capítulo de dois livros didáticos de História do 7° ano do Ensino Fundamental da mesma editora, distribuídos pelo PNLD em 2014 e em 2020. Neste trabalho discutiu-se o fato de que nos últimos 10 anos, a disciplina de História passou por muitas transformações e as questões étnico-raciais deixaram de ser um assunto de segunda importância, um assunto “paralelo” para assumirem um lugar de destaque entre produções teóricas da área. Contudo, apesar de amplamente discutido, os livros didáticos tendem a manter abordagens e propostas tradicionais, como o observado através das análises.