Educação Física escolar em tempos de pandemia: O trabalho em uma escola com jogos e brincadeiras tradicionais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais na rede estadual de ensino de Minas Gerais

Autores

  • Filipe Gabriel Ribeiro França Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
  • Luciana de Freitas Gomes Secretaria de Estadual de Educação de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Jogos e brincadeiras tradicionais, Regime Especial de Atividades Não Presenciais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas pelo componente curricular Educação Física com os jogos e brincadeiras tradicionais durante o regime especial de atividades não presenciais proposto pela rede estadual de ensino de Minas Gerais. As experiências relatadas foram vivenciadas nas aulas de Educação Física por turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na cidade de Juiz de Fora – MG. Em diálogo com os estudantes e responsáveis foram apresentadas propostas de jogos e brincadeiras tradicionais que pudessem ser realizados em casa, tendo em vista o contexto de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 ocorrido no ano escolar de 2020. As atividades sugeridas levaram em consideração a possibilidade a adaptação do espaço para as suas vivências e a construção de materiais alternativos e adaptados com recursos presentes em casa quando necessário. Metodologicamente tomamos os jogos e brincadeiras tradicionais como um dos saberes que devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física escolar, ressaltando a importância de observarmos a cultura popular presente no contexto regional e comunitário, assumindo-a enquanto construção cultural, histórico e social. Nessa abordagem sobre os jogos e brincadeiras tradicionais os estudantes foram capazes de se expressarem conscientemente e realizarem reflexões críticas sobre como as práticas eram vivenciadas no passado e na atualidade e puderam compreender a importância do movimento e da continuidade das atividades Educação Física escolar mesmo à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-21

Como Citar

RIBEIRO FRANÇA, F. G.; DE FREITAS GOMES, L. . Educação Física escolar em tempos de pandemia: O trabalho em uma escola com jogos e brincadeiras tradicionais durante o Regime Especial de Atividades não Presenciais na rede estadual de ensino de Minas Gerais. REVISTA PONTO DE VISTA, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01-09, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11508. Acesso em: 13 maio. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Experiência