Sobre os livros: as perspectivas de Michel de Montaigne, Walter Benjamin e Theodor Adorno

Autores

  • Carlos Eduardo Oliva de Carvalho Rego Colégio Pedro II
  • Maíra Aparecida Reis Costa SEE-MG

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11694

Palavras-chave:

Livros, Michel de Montaigne, Crítica

Resumo

Relatamos uma pesquisa empreendida por dois professores da educação básica, refletindo uma prática pedagógica de estímulo à relação dos alunos com livros, em que buscamos ensaios sobre os livros como objeto de análise e sua relação com nossas subjetividades, desde o ensaio cético de Michel de Montaigne intitulado Dos Livros até os ensaios críticos intitulados Desempacotando Minha Biblioteca e Caprichos Bibliográficos, respectivamente, de Walter Benjamin e Theodor Adorno. Pretendemos, com este relato, abordar como os livros foram interpretados em tais perspectivas cética e crítica, sugerindo sua importância para a subjetividade humana, em um momento em que as novas tecnologias de informação e comunicação parecem tão centrais no debate sobre a sociedade e suas expectativas respeitantes à educação de crianças e jovens. Para nós, cabe, neste momento, reavaliarmos recursos como os livros e sua importância para apoio cognitivo e emocional dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Caprichos Bibliográficos. Trad. Celeste Aída Galeão. In: ADORNO, Theodor. Notas de Literatura. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1973. Col. Bibl. Tempo Universitário, v. 36.

BENJAMIN, Walter. Desempacotando a minha Biblioteca. Trad. João Barrento. Tradere. Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, v.1, n.15, p. 1-5, Maio de 2009.

MONTAIGNE, Michel. Dos Livros. Trad. Sérgio Milliet. In: MONTAIGNE, Michel. Os Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1984. Col. Os Pensadores

Downloads

Publicado

21-04-2021

Como Citar

OLIVA DE CARVALHO REGO, C. E.; REIS COSTA, M. A. Sobre os livros: as perspectivas de Michel de Montaigne, Walter Benjamin e Theodor Adorno. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01–12, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i1.11694. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11694. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos