A visão de estudantes de licenciaturas sobre o uso de vídeo na formação docente

Autores

  • Samira Bahia e Castro Universidade Federal de Viçosa
  • Silvana Claudia Santos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11872

Palavras-chave:

Metodologias de ensino, Formação inicial de professores, Recursos audiovisuais

Resumo

Esse artigo é fruto de uma pesquisa que investigou, a partir das perspectivas de estudantes de licenciaturas de uma Universidade Federal mineira, como o vídeo tem sido utilizado enquanto recurso didático na formação docente. Partimos do princípio que o vídeo consiste em um recurso que pode despertar a criatividade, o interesse e favorecer diferentes dimensões cognitivas de estudantes em contextos educacionais diversos, podendo vir a assumir um papel relevante nos processos de ensino e aprendizagem. Para fins de produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com grupos de estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, História e Letras, visando identificar as visões desses futuros professores em relação ao uso de recursos audiovisuais na sua formação docente. Como resultados, obtivemos que os estudantes entendem que este tipo de tecnologia digital pode potencializar a aprendizagem, porém não se reconhecem totalmente preparados para utilizá-la na futura prática como docentes e sentem falta de uma formação específica que aborde sobre a produção e a utilização dessa tecnologia no ensino. Assim, esse estudo se mostrou importante, uma vez que ofereceu elementos que contribuem com o debate atual acerca do uso do vídeo e das tecnologias digitais, em geral, na Educação.

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Biografia do Autor

Silvana Claudia Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da UFV. Doutora em educação matemática. Atua, principalmente, nas áreas de educação matemática, formação de professores, tecnologias educacionais, educação a distância.

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Publicado

21-04-2021

Como Citar

BAHIA E CASTRO, S.; SANTOS, S. C. A visão de estudantes de licenciaturas sobre o uso de vídeo na formação docente. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01–17, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i1.11872. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11872. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos