Ensino de Química com abordagem CTS – elaboração e vivência de uma sequência didática com a temática mineração.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11985

Palavras-chave:

Ensino de Química, Sequência didática, Mineração

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido ao longo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) no polo da Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de elaborar e testar um produto educacional para o ensino de Química com abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade). Compõe o produto educacional uma sequência didática com a temática mineração.  A importância e os reflexos sociais, econômicos e ambientais da atividade mineradora para a sociedade e, em especial para a comunidade de Caeté/MG, foram abordados.  Conceitos relacionados à mineração, a importância do ferro na alimentação e suas aplicações foram também trabalhados. Várias metodologias de ensino foram propostas para o desenvolvimento do tema ao longo da sequência didática que compõem o produto educacional. Foram propostos trabalhos em grupos, sala de aula invertida, visitas em espaços não formais de educação, aulas práticas e atividades avaliativas, entre outras. Uma prévia do produto educacional foi aplicada em uma turma do Ensino Médio da Educação Básica, e teve como principal foco desenvolver uma aprendizagem significativa e relacionar a vivência dos alunos com a temática proposta, tornando-os cidadãos críticos em relação a atividade mineradora na região e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Eliane Rocha; FERNANDES, Francisco Rego Chaves. Mineração no Brasil: crescimento econômico e conflitos ambientais. Centro de Tecnologia Mineral/ CICP, cap 02, p. 65-68, Rio de Janeiro, 2016.

BAZZAN, Alessandro Callai; DRIEMEYER, Patricia Rosink; LAUXEN, Marla T.C.; MALDANER, Otavio Aloisio; PRADO, Mauro Cesaro; ZANON, Lenir Basso. Currículo Contextualizado na área Ciências da Natureza e suas Tecnologias: a Situação do Estudo. In: MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso.(org). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Brasília, 2000.

______. Ministério da Educação. Bases Nacional Comum Curricular (Ensino Médio), 2018.

CAETÉ, Câmara Municipal de Caeté, Caeté em Revista, Edição Especial 2017

DRIVER, Rosalind; ASOKO, Hilary; LEACH, John; MORTIMER, Eduardo; SCOTT, Phillip. Construindo conhecimento na sala de aula. Química Nova na Escola. n.9, p. 31- 40, 1999.

DUARTE, Hélio Anderson. Ferro – um elemento químico estratégico que permeia história, economia e sociedade. Química Nova, v. 42, n.10, p.1146-1153, agosto, 2019

EL-HANI, Charbel Nino; BIZZO, Nelio Marco Vicenzo. Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Revista Ensaio, v. 4, n.1, p. 1-25, julho, 2002.

FIGUEIRA, Hedda Vargas O.; LUZ, Adão Benvindo; ALMEIDA, Salvador Luiz Mattos de; Britagem e Moagem. Capítulo 04, p.143-210. In: FRANÇA, Silvia Cristina Alves; LUZ, Adão Benvindo; SAMPAIO, João Alves. (org). Tratamento de Minérios. 5ª edição, Centro de Tecnologia mineral (CETEM) / Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Rio de Janeiro, 2010.

FREITAS, Osvaldo; IZUMI, Clarice; MACHADO, Alexandre Alves. Bases Moleculares da absorção do ferro. Revista Alimentos e Nutrição Araraquara. V.16, n. 3.p. 293-298, Jul./Set.,2005.

FONSECA, Marco Antônio; SOBREIRA, Frederico Garcia. Impactos físicos e sociais de antigas atividades de mineração em Ouro Preto. Revista Geotecnia, v. 92, p. 5-28, 2001

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan Güntzel. Aprender Química: Promovendo Excursões em Discurso da Química. In: MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. (org). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí, Unijuí, 2010.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LIMA, José Ossian Gadelha. Perspectiva de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, nº136, p.95-101, Setembro, 2012

LINS, Fernando Antônio Freitas; LUZ, Adão Benvindo. Introdução ao tratamento de Minérios. Capítulo 01, p.03-18. In: FRANÇA, Silvia Cristina Alves; LUZ, Adão Benvindo; SAMPAIO, João Alves. (org). Tratamento de Minérios. 5ª edição, Centro de Tecnologia mineral (CETEM) / Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Rio de Janeiro, 2010.

MACHADO, Andréa Horta; MORTIMER, Eduardo Fleury. Química para o Ensino Médio: Fundamentos, Pressupostos e o Fazer Cotidiano. In: MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. (org). Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí, Unijuí 2010.

MACHADO, Maria Márcia Magela; RUCHKYS, Úrsula Azevedo. Patrimônio geológico e mineiro do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais – Caracterização e iniciativas de uso para educação e geoturismo. Boletim Paranaense de Geociências, v.70, p.120-135, 2013.

MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; MILARÉ, Thatiane; REZENDE, Daisy de Brito. Discutindo a Química do Ensino Fundamental através de um caderno escolar de Ciências no Nono Ano. Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 231-240, Agosto 2014.

MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; SILVA, Erivanildo Lopes. Visões de contextualização de professores de Química na elaboração de seus próprios materiais didáticos, Revista Ensaio, v.12, n.01, p.110-118, jan/abril, Belo Horizonte, 2010.

MEDEIROS, Miguel de Araújo. Ferro. Química Nova na Escola, v.32, n.3, p. 208-209, 2010.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

REZENDE, Vanessa Leite. A mineração em Minas Gerais: uma análise de sua expansão e os impactos ambientais e sociais causados por décadas de exploração. Sociedade & Natureza, v. 28, n. 3, p. 375-384, Uberlândia 2016.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira, MORTIMER, Eduardo Fleury. A Dimensão social do ensino de Química: um estudo exploratório da visão de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, 2. Valinhos, São Paulo,1999.

SILVA, João Paulo Souza. Impactos ambientais causados por mineração. Revista Espaço da Sophia, n. 8, pg.1-13, novembro 2007.

SOARES, Lindolfo. Barragem de rejeitos. Capítulo 19, p.831-888. In: FRANÇA, Silvia Cristina Alves; LUZ, Adão Benvindo; SAMPAIO, João Alves. (org). Tratamento de Minérios. 5ª edição, Centro de Tecnologia mineral (CETEM) / Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Rio de Janeiro, 2010.

TRINDADE, Walace, VIEIRA, Roger Alves. O centro histórico de Caeté/MG: entre a preservação e a modernização (1967-1971). Revista do Curso de História da Estácio BH ISSN 23170174. n.11, Belo Horizonte, 2018.

Downloads

Publicado

21-04-2021

Como Citar

FRANCISCA DA SILVA FIDELIS, L.; SIMPLÍCIO CARVALHO , R. . Ensino de Química com abordagem CTS – elaboração e vivência de uma sequência didática com a temática mineração. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 01–18, 2021. DOI: 10.47328/rpv.v10i1.11985. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/11985. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos