As emoções envolvidas na mudança do ensino presencial para o ensino remoto: uma experiência dos alunos do triênio 2019-2021 do Colégio de Aplicação da UFV

Autores

  • Allain Wilham Silva de Oliveira Universidade Federal de Viçosa - UFV - Capi-COLUNI
  • Maria Eduarda Souza Hespanhol

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v10i3.13160

Palavras-chave:

Coluni, Pandemia, emoção

Resumo

 A pandemia de COVID-19 o processo de ensino-aprendizagem sofreu intensas transformações.  Sendo assim, o presente trabalho propõe uma análise desse fenômeno a partir de um recorte da realidade dos alunos do triênio 2019-2021 do Colégio de Aplicação da Universidade de Viçosa. O objetivo da pesquisa é compreender, sob uma perspectiva emocional da Geografia, como se configura a escola remota, a ressignificação em seus símbolos e experiências, bem como as implicações dessas mudanças na rotina de estudos e nos sentimentos dos estudantes. Para isso, utilizou-se a metodologia de grupo focal. Nesse caso, foram realizados quatro grupos focais, um por turma, cada um contando com a participação de seis estudantes do triênio 19-21 do COLUNI. A análise dos resultados mostrou um olhar muito carinhoso dos alunos em relação à escola presencial, sobretudo, em função da estreita relação com os colegas e professores, além da liberdade para aprender sobre assuntos que iam além da sala de aula. Assim, a não-presença desse espaço de vivência significou, também, a não-presença afetiva das emoções que eram travadas no colégio, o que tornou a dinâmica de estudos solitária e menos interessante. Dessa forma, conclui-se que o processo ensino-aprendizagem vai além do conhecimento adquirido pelo contato com as disciplinas curriculares e suas rotinas de aulas, leituras e avaliações; ele depende, ainda, dos sentimentos. Por tudo isso, reafirma-se que uma escola de excelência e referência na educação vai além de uma estrutura física: é uma experiência memorável, na qual os afetos, símbolos e significados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allain Wilham Silva de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - UFV - Capi-COLUNI

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor da quadro efetivo da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação social, educação geográfica, desenvolvimento rural, cotidiano escolar, agricultura familiar e desenvolvimento local, desenvolvimento territorial e gestão da bacia hidrográfica.

Referências

BARBALHO, D. de M. O Colégio de Aplicação – CAP/COLUNI da Universidade Federal de Viçosa: histórias de sucesso (memórias e identidade). 167f, 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora.

GOMES, L. (Org). A fabricação da excelência na escola pública: notas acerca de práticas educacionais e trajetórias escolares de sucesso. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.2, n.4, p .56. 2014.

OPAS, Organização Pan -Americana de Saúde. Histórico da Pandemia COVID-19 https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso agosto de 2021

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993. 127 p.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010. 200 p.

SERPA, A. Por uma Geografia dos espaços vividos. Geografia e Fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2021. 124 p

TUAN, Y-F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina, PR: Eduel, 2013.

Downloads

Publicado

29-04-2022

Como Citar

OLIVEIRA, A. W. S. de; HESPANHOL, M. E. S. . As emoções envolvidas na mudança do ensino presencial para o ensino remoto: uma experiência dos alunos do triênio 2019-2021 do Colégio de Aplicação da UFV. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 01–15, 2022. DOI: 10.47328/rpv.v10i3.13160. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/13160. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)