A PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO COLUNI

Autores

  • Carolina Ramalho Brito
  • Mariana Aguiar de Carvalho
  • Marcos Cândido Mendonça
  • Nayara Freitas Martins Gomes
  • Paulo Duarte Guimarães
  • Allain Wilham Silva de Oliveira

Resumo

Os aspectos físicos do espaço geralmente são vistos como umconteúdo para se decorar nomes na Geografia, além de serem menospreza-dos pelos alunos e por uma parte dos docentes do ensino fundamental e médio. Este trabalho surge a partir da experiência com um estágio supervi-sionado, realizado no Colégio de Aplicação - COLUNI da UFV, na segun-da série do Ensino Médio que consistiu em um trabalho de campo na Serra de São Geraldo. A escolha desse local se deve à proximidade da escola com o ambiente físico no qual os alunos estão inseridos. Neste aspecto, analisou-se tanto a organização do trabalho bem como o resultado efetivo no ensino-aprendizagem em que se avaliou de forma quantitativa e qualita-tiva. Assim, espera-se que este trabalho dê uma modesta contribuição para o avanço da prática em geografia, tanto para formação dos estudantes esta-giários envolvidos como para o método da Geografia Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- MATUI, J. Construtivismo: teoria socio-histórica aplicada ao ensino. 1 ed. São Paulo: Editora Moderna, 1995. 248p.

- FREIRE, P. Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. 6 ed. São Paulo: Olhos d’água, 1995. 127p.

Downloads

Publicado

26-03-2010

Como Citar

BRITO, C. R.; CARVALHO, M. A. de; MENDONÇA, M. C.; GOMES, N. F. M.; GUIMARÃES, P. D.; OLIVEIRA, A. W. S. de. A PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO COLUNI. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 40–50, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9170. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos