A PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO COLUNI
Resumo
Os aspectos físicos do espaço geralmente são vistos como umconteúdo para se decorar nomes na Geografia, além de serem menospreza-dos pelos alunos e por uma parte dos docentes do ensino fundamental e médio. Este trabalho surge a partir da experiência com um estágio supervi-sionado, realizado no Colégio de Aplicação - COLUNI da UFV, na segun-da série do Ensino Médio que consistiu em um trabalho de campo na Serra de São Geraldo. A escolha desse local se deve à proximidade da escola com o ambiente físico no qual os alunos estão inseridos. Neste aspecto, analisou-se tanto a organização do trabalho bem como o resultado efetivo no ensino-aprendizagem em que se avaliou de forma quantitativa e qualita-tiva. Assim, espera-se que este trabalho dê uma modesta contribuição para o avanço da prática em geografia, tanto para formação dos estudantes esta-giários envolvidos como para o método da Geografia Escolar.
Downloads
Referências
- MATUI, J. Construtivismo: teoria socio-histórica aplicada ao ensino. 1 ed. São Paulo: Editora Moderna, 1995. 248p.
- FREIRE, P. Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. 6 ed. São Paulo: Olhos d’água, 1995. 127p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.