Os 5 R’s da sustentabilidade - guardiões mirins ajudando a cuidar do planeta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.18226

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino e aprendizagem, Sustentabilidade

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar reflexões e resultados de uma oficina pedagógica realizada com crianças de Educação Infantil. A oficina intitulada Os 5 R’s da sustentabilidade - guardiões mirins ajudando a cuidar do planeta, aconteceu entre os dias 2 e 5 de outubro do ano de 2023. O lócus dessa oficina foi a Escola Municipal Messias Fernandes de Brito, situada na comunidade Tapera, na zona rural do município de Caculé, no estado da Bahia. Teve como objetivo geral compreender a proposta dos 5 R’s da sustentabilidade, a fim de que venham a contribuir como instrumentos para a prevenção e\ou resolução dos problemas ambientais. A oficina viabilizou interações entre as crianças, potencializou o desenvolvimento e\ou aperfeiçoamento de habilidades esperadas para esta etapa de ensino, uma vez que as crianças se envolveram em todas as situações de aprendizagem e puderam refletir sobre questões relacionados aos hábitos de consumo, reutilização e reciclagem de materiais e cuidados com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 116, 18 jun. 2012. Seção 1, p. 70.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Brasília: MEC/SEB, 2010.

GONSALVES, E.; LIMA, S. Educação Biocêntrica, Educação Selvagem: a contribuição de Rolando Toro. X Simpósio Internacional Processo Civilizador, Campinas, 1, 2, 3 e 4 de abril de 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). População no último censo 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/cacule/panorama. Acesso em: 22 de Out de 2023.

MEIRELLES, M. S.; SANTOS, M. T. Educação Ambiental uma Construção Participativa. 2ª ed. São Paulo, 2005.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, 2000.

PAVIANI, N. M. S.; FONTANA, N. M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009.

Projeto Político Pedagógico, Escola Municipal Messias Fernandes de Brito, 2021.

SOUZA, L. L.; SILVA, S. S.; SOUZA, E. L. (2017). Um Caminho Melhor Para Os Resíduos Sólidos: Levando A Educação Ambiental Para As Escolas Públicas De Tefé (Amazonas). Extensão em Revista. 1(1), 84-94.

TONET, I. Educação e Meio Ambiente. IN: Rebela, v. 5, n. 3, set. /dez. 2015.

Downloads

Publicado

11-07-2024

Como Citar

SILVA, C. B. da; SOUSA, M. da C. de. Os 5 R’s da sustentabilidade - guardiões mirins ajudando a cuidar do planeta. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 01–10, 2024. DOI: 10.47328/rpv.v13i1.18226. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/18226. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência