ORQUÍDEAS: PORTA ABERTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Luciano Esteves Peluzio
  • Moisés Nascimento Soares

Resumo

O presente trabalho constitui um relato de experiência pedagógica concebida da necessidade de mobilizar o aluno para questões ecológicas e de preservação do ambiente. A experiência atestou se um trabalho de campo, uma excursão, seguida de um curso experimental de orquídeas podem ser usados como estratégias metodológicas para a educação ambiental, desenvolvendo algumas das competências e habilidades em biologia, previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Um grupo de alunos participou da excursão feita no Parque Ecológico da Serra do Brigadeiro, localizado na Zona da Mata Mineira e responderam a questionários aplicados antes e depois da excursão. Uma análise qualitativa foi feita através dos questionários, do curso de orquídeas além de observações registradas durante as atividades. Os resultados mostraram que os alunos foram sensibilizados pelo estudo das orquídeas, tiveram a auto-estima elevada e demonstraram possuir um conjunto de habilidades e competências condizentes com os PCNs.

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Referências

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

PELUZIO, L. E.; SOARES, M. N. ORQUÍDEAS: PORTA ABERTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 55–64, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9153. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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