ORQUÍDEAS: PORTA ABERTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
O presente trabalho constitui um relato de experiência pedagógica concebida da necessidade de mobilizar o aluno para questões ecológicas e de preservação do ambiente. A experiência atestou se um trabalho de campo, uma excursão, seguida de um curso experimental de orquídeas podem ser usados como estratégias metodológicas para a educação ambiental, desenvolvendo algumas das competências e habilidades em biologia, previstas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Um grupo de alunos participou da excursão feita no Parque Ecológico da Serra do Brigadeiro, localizado na Zona da Mata Mineira e responderam a questionários aplicados antes e depois da excursão. Uma análise qualitativa foi feita através dos questionários, do curso de orquídeas além de observações registradas durante as atividades. Os resultados mostraram que os alunos foram sensibilizados pelo estudo das orquídeas, tiveram a auto-estima elevada e demonstraram possuir um conjunto de habilidades e competências condizentes com os PCNs.Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de educação Média
e tecnológica, 1999. 364p.: il.
DIAS, G, F. Educação ambiental: Princípios e Práticas. 8° ed. São Paulo: Editora Gaia, 2003. 551p.: il.
PAGNOCCHESCHI, B; POMPÉIA, S; SORRENTINO, M. Educação Ambiental: Experiências e Perspectivas. ISBN, Brasília, 1993. 95p.
LEÃO, A, L, C; SILVA, M, A, S. Fazendo Educação Ambiental. Recife: Secretaria Estadual de Ciência e Meio Ambiente/CPRH. 1994. 31p.
BRASIL; A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília – DF: Ministério da Educação e do desporto, 1988. 166p.
PÁDUA, S, M; TABANEZ, M, F (org); Educação Ambiental – Caminhos Trilhados no Brasil. Brasília: Editora Ipê, 1997. 283p.
RAVEN, P, H; EVERT, R, F; EICHHORN, S, E; Biologia Vegetal. 6° ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2001. 906p.: il.
DRESSLER, R, L. Phylogeny and Classification of the Orchid Family. Cambridge: university Press, 1993. 314p.: il. ISBN 0.521.45058.6
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
POLITICA DE ACESSO LIVRE
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o principio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.