METODOLOGIA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS – RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Lúcia Helena Gazolla Reis de Souza
  • Rodrigo Gava
  • Edson Arlindo Silva
  • Magnus Luis Emmendoerfer

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, práticas pedagógicas inovadoras.

Resumo

A importância da prática no processo de ensinoaprendizagem compôs o objetivo central desta pesquisa que foi o de relatar experiências obtidas na realização da disciplina de Metodologia de Pesquisa em cursos de graduação de Administração e de Ciências Contábeis, numa Universidade Pública Federal de Minas Gerais. Foi realizado um projeto de ensino com caráter de intervenção pedagógica junto aos estudantes de graduação regularmente matriculados na disciplina no primeiro semestre de 2011. Esta pesquisa revelou que deve se promover e valorizar formas alternativas de ensino que complementem a abordagem expositiva tradicional de aula. Observou-se envolvimento e interesse pela aprendizagem, o que a tornou muito significativa. Os resultados alcançados contribuíram para aumentar o grau de satisfação dos agentes envolvidos no processo e para o esclarecimento transmitido pelo professor sobre a disciplina, que foi significativamente compreendida pelos estudantes na medida em que o seu conteúdo foi adequadamente contextualizado no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- SANTOS, S. C. Aspectos epistemológicos do dilema teoriaprática no ensino de administração de empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO-ENANPAD, XXVIII, 2004, Curitiba-PR. Anais... Curitiba: ANPAD, 2004, 1 CD ROM.

- KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica – teoria da ciência e prática da pesquisa. 14ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

- MASSOLO, M. Agressividade – um enfoque psicanalítico. In:GROSSI, E. P; BORDIN, J. Paixão de Aprender. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

- SOUZA-SILVA, J. C.; DAVEL, E. Formação e aprendizagem pela prática: A força das relações de parentesco por consideração em uma organização de ensino superior. Revista de Administração Pública da FGV, v. 39, nº 1, p. 43-67, 2005.

- ANTONELLO, C. S.; RUAS, R. Formação Gerencial: pósgraduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. RAC, v. 9, nº 2, Abr./Jun. 2005.

- HOUE, T; GUIMARÃES, R; CHERNOV, V. Pédagogie, simulation et méthode. In: AIM – association information et management, 5. Montpellier, França: 2000. Disponível em: <http://www.aim2000.univ-montp2.fr/pdf/Houe.pdf>. Acesso em 15 de julho de 2011.

- DEMO, P. Educar pela pesquisa. 8ª ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

- ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2003.

- PRESTES, G. R. L. (Org.) Projeto pedagógico – curso de licenciatura em Pedagogia: docência para a educação básica – séries iniciais do ensino fundamental – educação a distância. Caxias do Sul: Educs, 2004.

- PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

- LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A.. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1986.

- VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007

- _____________. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

- MENDES, J. B. Utilização de jogos de empresas no ensino de contabilidade – umaexperiência no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Contabilidade Vista e Revista, v. 11, n. 3, p. 23-41, dez. 2000.

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

SOUZA, L. H. G. R. de; GAVA, R.; SILVA, E. A.; EMMENDOERFER, M. L. METODOLOGIA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS – RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 16–25, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9160. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos