USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA E AULAS DE LABORATÓRIO: UMA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Arthur Barretto de Almeida Costa
  • Daniel Rodrigues Ventura
  • Ana Carolina Ferreira Godin Guimarães
  • Leonardo Martins Costa

Resumo

No presente trabalho, apresentamos as respostas de 480 alunos de uma escola de ensino médio de referência (o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa), dadas em um questionário de múltipla escolha, avaliando a importância das práticas educacionais alternativas adotadas pela escola. Estas consistem em: aulas de laboratório três vezes por semana; uso recorrente de data show; uso de vídeos durante as aulas. A maioria dos estudantes considerou positivas as práticas: apenas quatro por cento dos alunos afirmaram que as aulas laboratoriais de física e de química não são positivas para o aumento de seu conhecimento. Além disso, os alunos consideraram a disciplina de física como a mais propícia para o uso de simulações por computador; e a de história como as mais adequadas para se fazer uso de vídeos. Apenas 34% desaprovaram o data show. Portanto, os alunos consideram boas as práticas adotadas no CAp/UFV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

RICARDO, Elio C.; FREIRE, Janaína C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.29, n.2, p. 251-266, 2007.

DAMASIO, Felipe.; STEFFANI, Maria Helena. A Física nas Séries Iniciais (2ª a 5ª) do Ensino Fundamental: Desenvolvimento e Aplicação de um Programa Visando a Qualificação de Professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.30, n.4, 4503, 2008.

Brasil, Ministério da Educação e do desporto. Parâmetros Curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília, 1995.

COSTA, Arthur B. de A. - Estudo do Crescimento do ensino de física quando se usa recursos acessíveis - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Trabalho de Conclusão de Iniciação Científica Jr. Viçosa. 2011.

Guimarães, Ana Carolina F. G. - Ensino de física usando recursos acessíveis - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Trabalho de Conclusão de Iniciação Científica Jr. Viçosa, 2011.

FRANCO, Yara. Ensino de física com experimentos alternativos. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Trabalho de Conclusão de Iniciação Científica Jr. Viçosa, 2009.

VENTURA, Daniel Rodrigues; COSTA, Arthur B. de A.;GUIMARÃES, Ana Carolina F. G. e COSTA, Leonardo M.

INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA, QUIMICA E BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO – XX- Simpósio Nacional de Ensino de Física- SNEF USP- São Paulo SP - 21-23 Janeiro de 2013.

Downloads

Publicado

26-03-2011

Como Citar

COSTA, A. B. de A.; VENTURA, D. R.; GUIMARÃES, A. C. F. G.; COSTA, L. M. USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA E AULAS DE LABORATÓRIO: UMA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 67–77, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9165. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)