A Utilização de Recursos Digitais e Observações Celestes no Estudo da Astronomia

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Resumo

O presente estudo investigou a eficiência do uso de recursos digitais, em especial o software Stellarium e o aplicativo Star Walk, no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados à astronomia. Sabendo que tal área é pouco contemplamos nas clássicas disciplinas do ensino fundamental e médio, foi elaborado um minicurso específico sobre a temática, o qual foi ministrado para um grupo de 32 alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni/UFV). Durante as aulas teóricas e práticas, tais recursos digitais foram inseridos de forma estratégica, corroborando para uma maior dinamização dos conteúdos abordados, bem como para a visualização de fenômenos celestes raros. Os dados qualitativos e quantitativos que respaldam as benesses da aliança entre os processos de aprendizagem formal e informal e as novas tecnologias, foram obtidos a partir da aplicação de questionários a todos os participantes.

PALAVRAS-CHAVE: Astronomia; Recursos Digitais; Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

30-06-2020

Como Citar

GOUVÊA, N. H.; PELUSO, L. G. P.; VENTURA, D. R. A Utilização de Recursos Digitais e Observações Celestes no Estudo da Astronomia. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 101–115, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9640. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica

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