A Utilização de Recursos Digitais e Observações Celestes no Estudo da Astronomia

Resumo

O presente estudo investigou a eficiência do uso de recursos digitais, em especial o software Stellarium e o aplicativo Star Walk, no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados à astronomia. Sabendo que tal área é pouco contemplamos nas clássicas disciplinas do ensino fundamental e médio, foi elaborado um minicurso específico sobre a temática, o qual foi ministrado para um grupo de 32 alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni/UFV). Durante as aulas teóricas e práticas, tais recursos digitais foram inseridos de forma estratégica, corroborando para uma maior dinamização dos conteúdos abordados, bem como para a visualização de fenômenos celestes raros. Os dados qualitativos e quantitativos que respaldam as benesses da aliança entre os processos de aprendizagem formal e informal e as novas tecnologias, foram obtidos a partir da aplicação de questionários a todos os participantes.

PALAVRAS-CHAVE: Astronomia; Recursos Digitais; Ensino-Aprendizagem.

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Publicado
2020-06-30
Como Citar
GOUVÊA, N. H.; PELUSO, L. G. P.; VENTURA, D. R. A Utilização de Recursos Digitais e Observações Celestes no Estudo da Astronomia. REVISTA PONTO DE VISTA, v. 9, n. 1, p. 101-115, 30 jun. 2020.
Seção
Artigos de Iniciação Científica