AS MÚLTIPLAS VOZES QUE SE ENTRECRUZAM NA CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS

Autores

  • Átima Clemente Alves Zuanon
  • Luciana A. de Sousa
  • Rosana Aparecida de Paula

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Identidade, Mídia

Resumo

A partir do conceito de gênero desenvolvido por Bakhtin e dos pressupostos teóricos metodológicos da Análise do Discurso Crítica propostos por Fairclough, com este trabalho pretende-se mostrar, de forma elementar e sucinta a prática da análise do discurso. Objetiva-se contribuir para reflexão sobre a constituição da identidade pessoal por meio de estruturas discursivas no contexto midiático e suas implicações na criação da realidade. Utilizou-se como objeto de análise um corpus que se constitui de uma reportagem – ensaio - publicada na revista Veja, de 14 de novembro, 2007, pelo Jornalista Roberto Pompeu de Toledo. Trata-se de um gênero de divulgação midiática de amplo alcance dos  leitores. Este estudo relata acerca da construção de identidade dos atores sociais, no caso, a do Ministro dos transportes aéreos - Nelson Jobim -, que fundem determinadas imagens e ocultam outras. Concluindo, poder não é teórico, está na aplicação. O ensaio sugere que o Ministro tem, de fato, o poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Voloshinov. O marxismo linguagem. São Paulo. Hucitec. 1981.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes. 2000.
ORLANDI E. P. A escola e suas mediações: como se usa o material didático. In: Caderno Educação e Sociedade. v. 05, n. 16, 138-145, 1983. Campinas.
ORLANDI, Eni Pulccinelli. A Produção da Leitura e suas Condições. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org.). Estado de Leitura. Campinas: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1999. (Coleção Leituras do Brasil).
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto. 2006. 170 p.

Downloads

Publicado

11-03-2020

Como Citar

ÁTIMA CLEMENTE ALVES ZUANON; LUCIANA A. DE SOUSA; ROSANA APARECIDA DE PAULA. AS MÚLTIPLAS VOZES QUE SE ENTRECRUZAM NA CONSTRUÇÃO DOS SUJEITOS. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 13–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9719. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos