O PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ENTRE: PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-CONTEÚDO E ALUNO-ALUNO

Autores

  • Átima Clemente Alves Zuanon

Palavras-chave:

aprendizagem, interação, prática pedagógica

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discorrer acerca da importância de ações pedagógicas que levam em conta a participação dos alunos no processo ensinoaprendizagem para a construção do conhecimento. A discussão apresentada está subsidiada à luz das contribuições teóricas que fundamentam a psicologia da aprendizagem, o exercício da metacognição, os aspectos psicopedagógicos, entre outros elementos que contribuem para a progressão da aprendizagem. Partimos do pressuposto de que um modelo associado aos avanços das ciências cognitivas possibilita ao aprendiz construir ativamente a compreensão do mundo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. VYGOSTKY, L. S. Formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís S. Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
2. COLL C.; SOLÉ, I. A interação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v.2. Porto Alegre: ArtMed. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996. p.281-97.
3. DEL RIO, M. J. Comportamento e aprendizagem: teorias e aplicações escolares. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v.2. Porto Alegre: ArtMed. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996. p.25-44.
4. COLL, C.; MIRAS, M. A representação mútua professor/aluno e suas repercussões sobre o ensino e a aprendizagem. In COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v.2. Porto Alegre: ArtMed. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996. p.265-80.
5. CANDAU, V. M. A didática em questão. 6. ed. Petrópolis. Vozes, 1987.
6. SIERRA, B. e CARRETERO, M. Aprendizagem, memória e processamento da informação: a psicologia cognitiva da instrução. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. psicologia da educação, v.2. Porto Alegre: Artes Médicas. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996. p. 122-137.
7. COLL, C. Um marco de referência psicológico para a educação escolar: a concepção construtivista da aprendizagem e do ensino. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v.2. Porto Alegre: ArtMed. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996. p.389-406.
8. OLIVEIRA, R. J. Ensino cientifico e ética: tecendo uma interseção. In: Ensino de Biologia: conhecimento e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005. p. 65 -75.
9. COLL, C.; MIRAS, M. A representação mútua professor/aluno e suas repercussões sobre o ensino e a aprendizagem. In COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v.2. Porto Alegre: ArtMed. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996. p.265-80.
10. BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Porto Alegre. Psicologia: reflexão e crítica. V.12, n. 2. 1999, p.361-76.
11. SALLES, L. M. F. Adolescência, Escola e Cotidiano: contradições entre o genérico e o particular. Editora da Universidade Metodista de Piracicaba. 1998. 173p.
12. MINAYO, M. C. S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, P.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Psicologia social. Textos em representações sociais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p.89-111.
13. TAPIA, J. A. & GARCIA-CELAY, I. M. Motivação e aprendizagem escolar. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. psicologia da educação, v.2. Porto Alegre: Artes Médicas. Tradução: Angélica Mello Alves. 1996. p.161-75.
14. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittonni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 192p
15. CACHAPUZ, A. A formação de professores de Ciências. Perspectivas do Ensino. Centro de Estudos de Educação em Ciências. 2000. 79p.
16. EDWARDS, V. Os sujeitos no universo da escola: um estudo etnográfico no ensino primário. Ed. Ática. Tradução: Josely Vianna Batista. 1997. 136p.
17. LABURU, C. E. La critica en la enseñanza da las ciências: construtivismo e contradicion. Enseñanza de las ciencias, v. 14, n. 1, p. 93-101. 1996.

Downloads

Publicado

12-03-2020

Como Citar

ÁTIMA CLEMENTE ALVES ZUANON. O PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES ENTRE: PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-CONTEÚDO E ALUNO-ALUNO. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 13–24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9739. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.