A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: CASE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Autores

  • Michelle Trombini Duarte UFT
  • Sandra Alberta Ferreira UFT
  • Suely Pereira Lopes UFT

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.4000

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Gestão por competências, Gestão pública

Resumo

Em um contexto de constantes mudanças, o diferencial para o sucesso das organizações está na capacidade de inovar. Neste cenário, o capital humano tem um papel fundamental, pois é quem pensa e executa as estratégias das organizações. A gestão por competências tem sido apontada como um modelo gerencial alternativo que se propõe a gerenciar as lacunas de competências, reduzindo, assim, a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis no quadro funcional da organização. O setor público também tem procurado acompanhar essa tendência, buscando adotar uma gestão mais estratégica, flexível e empreendedora. Com o intuito de verificar a aplicação de modernos modelos de gestão, como a gestão por competências, em organizações públicas, é que se desenvolveu esta pesquisa, mediante um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Dos dados coletados desse estudo de caso, pode-se observar que um dos desafios das organizações públicas consiste no estímulo e criação de mecanismos que propiciem o desenvolvimento profissional, fomentando a aprendizagem e oferecendo aos servidores oportunidades reais de crescimento profissional. Concluiu-se que a aplicabilidade da gestão por competências nas organizações públicas proporciona o suporte necessário para as ações de desenvolvimento e capacitação, satisfazendo às exigências do Ministério da Educação (MEC); cumprindo a Lei 11.091/2005, que instituiu o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação (PDIPCCTAE); sendo, portanto, uma ferramenta para o desenvolvimento dos servidores e das organizações públicas.

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Biografia do Autor

Sandra Alberta Ferreira, UFT

Mestre em Administração Professor Assistente da Universidade Federal de Tocantins

Suely Pereira Lopes, UFT

Especialista em Gestão Pública com ênfase em Gestão Universitária Chefe do Setor de Desenvolvimento Humano da Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2010-07-20

Como Citar

Trombini Duarte, M., Alberta Ferreira, S., & Pereira Lopes, S. (2010). A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: CASE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Administração Pública E Gestão Social, 1(2), 101–120. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.4000

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