A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS: CASE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.4000Palavras-chave:
Avaliação de desempenho, Gestão por competências, Gestão públicaResumo
Em um contexto de constantes mudanças, o diferencial para o sucesso das organizações está na capacidade de inovar. Neste cenário, o capital humano tem um papel fundamental, pois é quem pensa e executa as estratégias das organizações. A gestão por competências tem sido apontada como um modelo gerencial alternativo que se propõe a gerenciar as lacunas de competências, reduzindo, assim, a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis no quadro funcional da organização. O setor público também tem procurado acompanhar essa tendência, buscando adotar uma gestão mais estratégica, flexível e empreendedora. Com o intuito de verificar a aplicação de modernos modelos de gestão, como a gestão por competências, em organizações públicas, é que se desenvolveu esta pesquisa, mediante um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Dos dados coletados desse estudo de caso, pode-se observar que um dos desafios das organizações públicas consiste no estímulo e criação de mecanismos que propiciem o desenvolvimento profissional, fomentando a aprendizagem e oferecendo aos servidores oportunidades reais de crescimento profissional. Concluiu-se que a aplicabilidade da gestão por competências nas organizações públicas proporciona o suporte necessário para as ações de desenvolvimento e capacitação, satisfazendo às exigências do Ministério da Educação (MEC); cumprindo a Lei 11.091/2005, que instituiu o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação (PDIPCCTAE); sendo, portanto, uma ferramenta para o desenvolvimento dos servidores e das organizações públicas.
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