CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. PARTE 2: ESTIMATIVA DE PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DO BIODIESEL

Palavras-chave: Ésteres, Biocombustível, Propriedades termofísicas, Contribuição de grupos, Abordagem por fragmentos

Resumo

O conhecimento adequado das propriedades físicas do biodiesel é necessário para simular e otimizar seu processo de obtenção, principalmente o reator químico. O objetivo deste trabalho foi avaliar modelos de predição de propriedades físicas de ésteres metílicos e etílicos que compõem o biodiesel para modelagem de um reator. Embora alguns dados experimentais estejam disponíveis, a determinação para todos os componentes existentes no biodiesel pode ter alto custo e ser uma tarefa complexa. Portanto, este trabalho investigou modelos de contribuição de grupos e abordagem por fragmentos no cálculo dessas propriedades. As propriedades avaliadas foram: temperatura normal de ebulição, temperatura crítica, pressão crítica, volume crítico, fator acêntrico, densidade, entalpia de vaporização, entalpia e energia de Gibbs de formação, viscosidade, número de cetano, propriedades de fluxo a frio e ponto de fulgor. Para cada propriedade avaliada, foi recomendado o modelo mais viável, comparando-se os valores estimados aos dados experimentais disponíveis na literatura. Assim, foi criado um banco de dados dessas propriedades para uso em aplicações de engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-17
Como Citar
SILVA, G. C. R.; CAÑO DE ANDRADE, M. H. CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS PARA SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. PARTE 2: ESTIMATIVA DE PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DO BIODIESEL. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 2, p. 0179-0188, 17 jun. 2020.
Seção
General Articles