ANÁLISE DO DIÂMETRO E DA VELOCIDADE DE BOLHAS DE AR SOB DIFERENTES TENSÕES SUPERFICIAIS: ESTUDO EXPERIMENTAL E SIMULAÇÃO NUMÉRICA CFD

Palavras-chave: Fluidodinâmica Computacional, Flotação, Tensoativo

Resumo

No presente trabalho, avaliou-se a formação de bolhas de ar em um tanque de flotação empregando diferentes tensões superficiais através de testes experimentais e utilizando a fluidodinâmica computacional (Computational Fluid Dynamics - CFD). As simulações foram conduzidas utilizando o software FLUENT® 18.2. Para a verificação do modelo proposto, os dados simulados de velocidade e diâmetro de bolha foram comparados aos resultados experimentais, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Através dos experimentos e das simulações CFD foi possível obter  o comportamento e a dinâmica das bolhas para as diferentes tensões superficiais, verificando-se desvios aceitáveis entre os dados de velocidade de bolha obtidos experimentalmente e por meio de simulações. Os diâmetros das bolhas experimentais e simulados seguiram a mesma tendência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-09-04
Como Citar
JACOMINI, H. H.; MENDES BATISTA, J. N.; BÉTTEGA, R. ANÁLISE DO DIÂMETRO E DA VELOCIDADE DE BOLHAS DE AR SOB DIFERENTES TENSÕES SUPERFICIAIS: ESTUDO EXPERIMENTAL E SIMULAÇÃO NUMÉRICA CFD. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 3, p. 0221-0227, 4 set. 2020.
Seção
General Articles

Most read articles by the same author(s)