Revisão sistemática da literatura sobre telhas sustentáveis visando o desenvolvimento do produto

Autores

  • Janilce dos Santos Messias Negrão
  • Rafaela Ribas Rocha
  • Adriana de Paula Lacerda Santos
  • Marcell Mariano Corrêa Maceno
  • Thaisa Lana Pilz Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss4pp0505-0512

Palavras-chave:

Telhas ecológicas, Reciclagem, Tetra-Pak, PET, Compósitos

Resumo

O presente artigo se fundamenta no Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), com o estudo dos materiais alternativos, tanto dos resíduos sólidos como de possíveis compósitos, para a fabricação de telhas. O objetivo do trabalho foi a realização de uma Revisão Sistemática da Literatura, com intuito de encontrar uma solução de baixo custo, durável e ecologicamente interessante, para a utilização em habitações populares. O método aplicado foi a busca de artigos já existentes, fazendo uma revisão sistemática aliada a uma análise bibliométrica. Foram acessadas quatro plataformas eletrônicas, coletando artigos em português e em inglês, passando a compilar informações importantes a partir da ferramenta 5W2H. Também, foi realizada uma pesquisa geral em preços e pesos de telhas no mercado. A compilação de dados forneceu material suficiente para elaboração de propostas, que se basearam, principalmente, na utilização das embalagens Tetra-Pak® para o desenvolvimento das telhas. As garrafas PET, que têm, também, um elevado potencial de aplicação, mostraram-se leves e ecologicamente sustentáveis, porém o preço ainda se apresentou alto, comparado com o que há no mercado. As telhas produzidas com embalagens Tetra-Pak® se mostraram as mais apropriadas para o foco do projeto, pois têm qualidade, baixo custo e são eficientes para o uso em casas populares, além dos benefícios ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Lana Pilz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (PPGEP - UFPR) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC - CCT). Membro do Grupo de Estudo de Inovação Tecnológica (GESIT - UFPR, Paraná, Brasil) e do corpo editorial da Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção (Relainep).

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Negrão, J. dos S. M., Rocha, R. R. ., Santos, A. de P. L. ., Maceno, M. M. C., & Pilz, T. L. . (2020). Revisão sistemática da literatura sobre telhas sustentáveis visando o desenvolvimento do produto. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 6(4), 0505–0512. https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss4pp0505-0512

Edição

Seção

General Articles