Desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis aplicado a segurança de processos seguindo o modelo de análise preliminar de perigos (APP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss4pp0564-0576

Palavras-chave:

Segurança; APP; Aplicativo; Dispositivo Móvel

Resumo

A produção de amônia tem grande relevância entre os processos químicos, sendo utilizada como base para fertilizantes e por possuir as principais características desejáveis para um fluido refrigerante, como por exemplo: estabilidade química, não ser combustível, não se decompor com facilidade e não ser explosivo nas condições normais de temperatura e pressão. Apesar de não ter riscos altos em sua utilização, a forma de obtenção da amônia traz grandes riscos devido à alta pressão e temperatura exigida pelo processo. Evitar acidentes industriais é de suma importância para que não ocorram danos irreparáveis a população, ao meio ambiente e a todo o patrimônio construído dentro da planta industrial. Este trabalho visa estudar os perigos existentes em uma planta de produção de amônia para otimizar a criação de uma planilha de análise preliminar de perigo (APP) através do desenvolvimento de um aplicativo para aparelhos móveis. Para fins de comparação e validação do projeto será confeccionada uma APP através da metodologia padrão já utilizada na indústria que será comparada com a planilha gerada pelo aplicativo. O aplicativo foi desenvolvido na linguagem de programação JAVATM que é uma das linguagens utilizadas em larga escala pelos desenvolvedores mobile, por ser de fácil acesso e não possuir grandes complicações em sua utilização. Os resultados foram avaliados com base em APPs criadas manualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

Bina, G. de P. ., Almeida, G. H. R. de ., Souza, M. de ., Pietro, R. N. de ., Marin, M. P. de A., & Franco, I. C. (2020). Desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis aplicado a segurança de processos seguindo o modelo de análise preliminar de perigos (APP). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 6(4), 0564–0576. https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss4pp0564-0576

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>