AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA PASTA DE CIMENTO

Autores

  • Luiza Caroline Ferreira Silva CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
  • Junia Nunes de Paula CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1192-1199

Palavras-chave:

Nanotubos de Carbono, Pasta de Cimento, Resistência Mecânica, Microestrutura.

Resumo

O uso de nanomateriais em diversas campos da ciência vem crescendo nos últimos anos, sendo que na construção civil sua aplicação ainda se encontra em estágios iniciais. Como os nanotubos de carbono são um dos materiais mais resistentes conhecidos, possuem uma flexibilidade considerável e alta relação de aspecto, estes apresentam um grande potencial de utilização na construção civil. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a influência da adição de 0,1% de nanotubos de carbono em pastas de cimento no que se refere ao comportamento mecânico. Para a avaliação das propriedades mecânicas foram realizados ensaios de resistência à compressão e resistência à tração por compressão diametral aos 7 dias. Para avaliação da microestrutura do material foram utilizados ensaios de microscopia eletrônica de varredura. Os resultados apontaram um ganho de resistência mecânica aos 7 nas pastas com 0,1% adição de nanotubos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUPTA, R., S. Principals of structural design: wood, steel and concrete. 2ª Edição. Boca Raton: CRC Press, 2014.
AMARAL, J.C. Avaliação da influência da adição de fibras poliméricas nas propriedades térmicas e mecânicas do concreto. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Produção Civil, CEFET-MG, Belo Horizonte, 2015.
MAKAR, J., MARGESON, J., LUH, J., 2005.Carbon nanotube/cement composites – early results andpotential applications. Anais da 3a Conferência Internacional de Materiais de Construção sobre “Materiais de Construção: Performance, inovações e implicações estruturais”, Vancouver, B.C., Agosto, v. 22–24, pp. 1–10.
PAULA, J. N. Comportamento mecânico e reológico de pastas de cimento fabricado com nanotubos de carbono crescidos em clínquer para poços de petróleo. Tese (doutorado em Engenharia de Estruturas) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2014, p. 125.
SOUZA, T.C.C. Síntese contínua e caracterização de cimento Portland fabricado com nanotubos de carbono. Outubro, 2015. 210f. Dissertação (Pós Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Silva, L. C. F., & de Paula, J. N. (2017). AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DA PASTA DE CIMENTO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(8), 1192–1199. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1192-1199

Edição

Seção

Materials Science and Engineering