LIXIVIAÇÃO DE MINÉRIOS DE OURO DE BAIXO TEOR POR ROTA ALTERNATIVA AO PROCESSO DE TANQUES AGITADOS (CIL)

Autores

  • Andrés Gonzalo Reyes Unda Departamento de Engenharia Quimica (DEQ) do programa de pós graducao da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Carlos Hugo Reyes Consultor
  • Vanessa de Freitas Cunha Lins Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Química.
  • Sonia Denise Ferreira Rocha Universidade Federal de Minas Gerais departamento de Engenharia de Minas.

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp029-041

Palavras-chave:

Ouro, Lixiviação, Cianeto, Hidrometalúrgia, Minérios de ouro.

Resumo

Avaliou-se no presente trabalho uma rota alternativa para a lixiviação de minérios de ouro de baixo teor para se integrar a uma planta industrial no Uruguai que atualmente emprega o processo Carbon in Leaching (CIL). Diversos ensaios de lixiviação utilizando-se a técnica bottle roll test de 20 litros e colunas de 3 metros foram realizados visando-se estabelecer alguns parâmetros, critérios de operação e dimensionamento para avaliar um processo industrial de lixiviação para tratar cerca de 1.000.000 de toneladas de minério contendo cerca de 0,65 g de ouro por tonelada de minério (g/t). Foram concebidas pilhas de 4 metros de altura, minérios com uma granulometria 80% menor que 12,67 mm (P80 de 12,76mm), tempo de operação de 3 anos e atingindo-se uma produção anual de 455 quilogramas de ouro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrés Gonzalo Reyes Unda, Departamento de Engenharia Quimica (DEQ) do programa de pós graducao da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possuo 15 anos de experiencia em Engenharia química atuando nas áreas de Mineracao: Metalurgia, Processos e Meio ambiente. Atualmente desenvolvo meu Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais com tese marcada para 25 de maio de 2016. Pós Graduação em Gestão Integrada do Territorio - Instituto Bio-Atlântica, Fundação Gorceix e Instituto Politécnico de Tomar (Portugual) reconhecido pela Uiversidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em corrosão - Pós graduação em Corrosão - Titulo obtido pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG - ( 2001-2003 ), graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993 - 1998), atualmente trabalhando com Mineração e Meio ambiente C. Reyes Consultores de Processos Hidrometalúrgicos, Santiago Chile.

Carlos Hugo Reyes, Consultor

Possui 42 anos de experiência no campo de Engenharia metalúrgica extrativa, desenvolvimento de processos hidrometalúrgicos e engenharia de projetos de minérios não ferrosos; incluindo operação e processos de pesquisa e desenvolvimento.

Participou de estudos de investigação metalúrgica e projetos no Chile, Brasil, Peru, Uruguai, Colômbia, Canadá, Austrália y México. Adquiriu vasta experiência internacional como Engenheiro químico e metalúrgico, destacando-se nos aspectos: engenharia de processos, planejamento e supervisão da produção, tratamento de impurezas em plantas industriais eletrolíticas, ensaios metalúrgicas, desenvolvimento de rotas tecnológicas específicas, reengenharia, preparação de manuais de operação e procedimentos de trabalho; tratamento e confinamento de resíduos industriais em forma estável

 

Vanessa de Freitas Cunha Lins, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Química.

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Realizou o pós-doutorado na Universidade de Brasília no tema Corrosao de armaduras em concreto. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFMG. Possui 71 artigos publicados em periódicos e 124 trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais. Já orientou trinta e quatro Dissertações de Mestrado como orientador principal e quatro Teses de Doutorado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química por doze anos. Membro do Corpo Editorial do periódico Surface Engineering e do periódico Matéria, e revisor de periódicos como Corrosion Science, Journal of Applied Polymer Science, Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, Waste Management, Fuel, Hydrometallurgy, Journal of Materials Science, Surface & Coatings Technology, Construction & Buiding Materials, e Journal of Polymer Research. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão, atuando nos seguintes temas: corrosão atmosférica, oxidação à altas temperaturas, eletrodeposiçao, eletrólise, aspersão térmica, revestimentos poliméricos e compósitos depositados em aços, fotodegradação de polímeros, envelhecimento de asfalto, técnicas eletroquímicas aplicadas ao estudo da corrosão. Dentre os prêmios conquistados citam-se o 1o Lugar na etapa latino-americana do Latin Moot Corp, Venture Labs Investment Competition (VLIC) em 2012 e 11º Lugar na etapa mundial da Global Venture Labs Investment Competition em 2013, 1º Lugar no Concurso Mãos à Obra - MINASCON 2012, SICEPOT-MG, FIEMG, Prêmio Vicente Gentil - Melhor trabalho oral da 11a Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (COTEQ), Associação Brasileira de Corrosão (2011), Prêmio do 30o Congresso Brasileiro de Corrosão e 3rd International Corrosion Meeting, Associação Brasileira de Corrosão (2010), Outstanding Paper Award Winner, Emerald Group Publishing Limited (2009), Prêmio ABM-BRASIMET, BRASIMET e Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (1987), Prêmio José Gonçalves-Medalha de Ouro, Universidade Federal de Minas Gerais (1980).

Sonia Denise Ferreira Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais departamento de Engenharia de Minas.

Professora Titular do Departamento de Engenharia de Minas da UFMG, graduada em Engenharia Química pela Escola de Engenharia (1987), mestre e doutora em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991, 1997), pós-doutora em Processamento Aquoso pela McGill University-Canadá (bolsista CNPq), Pesquisadora PQ-1D do CNPq. Atua na área de Processos Industriais com ênfase em Processamento Mineral, Hidrometalurgia e Desenvolvimento de Processos voltados para Meio Ambiente. É revisora de periódicos tais como Hydrometallurgy, Environmental Science Engineering, Journal of Hazardous Materials, Minerals Engineering e consultora ad hoc da Fapemig e CNPq. Tem experiência na área de Tecnologia Mineral e Meio Ambiente atuando principalmente nos seguintes temas: Cristalização e Adsorção, Tratamento de efluentes e resíduos e Tratamento químico de minerais

Downloads

Publicado

2016-04-14

Como Citar

Reyes Unda, A. G., Reyes, C. H., Cunha Lins, V. de F., & Ferreira Rocha, S. D. (2016). LIXIVIAÇÃO DE MINÉRIOS DE OURO DE BAIXO TEOR POR ROTA ALTERNATIVA AO PROCESSO DE TANQUES AGITADOS (CIL). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(2), 029–041. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp029-041

Edição

Seção

Simulation, Optimization and Process Control

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)