IRRADIAÇÃO DE MICROONDAS COMO PROCESSO ALTERNATIVO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL USANDO ÓLEO DE MACAÚBA (Acrocomia aculeata)

Autores

  • Marcos Roberto do Nascimento Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro Prates Valério Universidade Federal de Minas Gerais
  • Salvador Carlos Grande Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Helena Caño de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp034-046

Palavras-chave:

Palmeira de macaúba, Combustível renovável, Microondas, Ésteres etílicos.

Resumo

Macaúba é uma palmeira oleaginosa largamente encontrada no Brasil e com potencial para produzir cerca de 6,000 kg de óleo por hectare. Neste trabalho, o óleo foi extraído da polpa fresca do coco de macaúba e algumas propriedades foram determinadas. Os valores do índice de acidez, teor de humidade e viscosidade cinemática indicam que este óleo é altamente recomendado como uma alternativa promissora para a produção de biodiesel. Além disso, a composição de ácidos graxos tem uma predominância de ácidos insaturados (75,9%), dos quais 63,2% e 9,2% são oleico e linoleico, respectivamente. Sequencialmente, este óleo foi submetido à produção de ésteres etílicos por transesterificação alcalina homogênea, por catálise básica e aplicando aquecimento por irradiação de microondas. Os resultados indicaram uma taxa de conversão de 96,61% para a razão molar de etanol/óleo de 12:1; concentração de catalisador de 1,0% (KOH) e tempo de reação de 60 s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

do Nascimento Pereira, M. R., Valério, P. P., Grande, S. C., & Caño de Andrade, M. H. (2016). IRRADIAÇÃO DE MICROONDAS COMO PROCESSO ALTERNATIVO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL USANDO ÓLEO DE MACAÚBA (Acrocomia aculeata). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(3), 034–046. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp034-046

Edição

Seção

Engineering of Chemical Reactions and Catalysis