ESTUDO FITOQUÍMICO E ANÁLISE DE FOTOPROTEÇÃO DOS EXTRATOS E ÓLEOS ESSENCIAIS DE Aniba canelilla (H.B.K) MEZ

Authors

  • Edson Queiroz da Fonseca Júnior Universidade do Estado do Amazonas
  • Patrícia Melchionna Albuquerque Universidade do Estado do Amazonas
  • Geverson Façanha da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0614-0620

Keywords:

fator de proteção solar, extratos vegetais, Aniba canelilla

Abstract

A Aniba canelilla (H.B.K.) Mez é uma espécie da região Amazônica, popularmente conhecida como pau-precioso, que produz metabólitos secundários com estruturas químicas semelhantes às dos filtros solares sintéticos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi determinar o perfil fitoquímico dos extratos e óleos de Aniba canelilla e avaliar atividade fotoprotetora dos mesmos. Os óleos essenciais foram obtidos por hidrodestilação por arraste a vapor e os extratos etanólicos foram submetidos a uma partição líquido-líquido, com n-hexano e diclorometano, resultando também uma fase hidroalcoólica. Em seguida realizou-se uma triagem fitoquímica e depois calculou-se o FPS. Adiante disso, a fase diclorometano dos galhos de A. canelilla apresentou um fator de proteção de 122,60, valor alto comparado com os padrões na mesma concentração (0,1%), sendo assim será realizado um estudo mais detalhado em relação a sua composição química para que seus constituintes possam ser isolados e identificados para posteriormente serem empregados em formulações de filtro solar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edson Queiroz da Fonseca Júnior, Universidade do Estado do Amazonas

Aluno de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica.

Patrícia Melchionna Albuquerque, Universidade do Estado do Amazonas

possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Biotecnologia e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: triagem de microrganismos amazônicos produtores de moléuclas de interesse tecnológico; utilização de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de microrganismos e metabólitos de interesse; biopropecção de metabólitos de plantas com potencial para uso em cosméticos. Atualmente é coordenadora de Pós-Graduação e professora da Escola Superior de Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. É orientadora do PPG da Rede Bionorte e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Como pesquisadora, está vinculada a diferentes projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPEAM e faz parte do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da UEA.

Geverson Façanha da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Biomoléculas e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais. Professor da Universidade do Estado do Amazonas no curso de Engenharia Química ministrando as disciplinas de Química Orgânica Teórica, Físico-Químicas I e II e Química Orgânica e Bioquímica Experimental. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica nas áreas de Biotecnologia com ênfase em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos e Prospecção de Biomoléculas de Interesse Tecnológico.

Published

2016-09-11

How to Cite

Fonseca Júnior, E. Q. da, Albuquerque, P. M., & Silva, G. F. da. (2016). ESTUDO FITOQUÍMICO E ANÁLISE DE FOTOPROTEÇÃO DOS EXTRATOS E ÓLEOS ESSENCIAIS DE Aniba canelilla (H.B.K) MEZ. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0614–0620. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0614-0620

Issue

Section

General Articles

Most read articles by the same author(s)