ANÁLISE DO FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR EM EXTRATOS GLICÓLICOS E ÓLEOS FIXOS DE PLANTAS DA AMAZÔNIA

Authors

  • Pedro Henrique Soares da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Rafael Zamodzki Coelho Universidade do Estado do Amazonas
  • Geverson Façanha da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Roberto Barbosa de Castilho Universidade Federal do Amazonas
  • Patrícia Melchionna Albuquerque Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0621-0626

Keywords:

Extratos Glicólicos, FPS, Óleos Fixos

Abstract

O fator de proteção solar, FPS, é uma propriedade presente em substâncias com capacidade de absorver radiação em determinado comprimento de onda. Os experimentos foram realizados pelo processo in vitro através da análise espectrofotométrica de soluções, com diferentes concentrações e em diferentes comprimentos de onda, preparadas a partir de extratos glicólicos e óleos fixos. Os valores de FPS foram estimados através dos dados obtidos em análise espectrofotométrica relacionando-os com o método in vivo de Mansur e usando a razão das áreas sob a curva UVA em relação a UVB. O extrato glicólico de açaí e o óleo fixo e buriti apresentaram os maiores potenciais, entre os óleos e extratos analisados, para serem usados em formulações de fotoprotetores

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pedro Henrique Soares da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Aluno de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica.

Rafael Zamodzki Coelho, Universidade do Estado do Amazonas

Aluno de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica.

Geverson Façanha da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Biomoléculas e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais. Professor da Universidade do Estado do Amazonas no curso de Engenharia Química ministrando as disciplinas de Química Orgânica Teórica, Físico-Químicas I e II e Química Orgânica e Bioquímica Experimental. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica nas áreas de Biotecnologia com ênfase em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos e Prospecção de Biomoléculas de Interesse Tecnológico.

Roberto Barbosa de Castilho, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Físico Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência profissional como Analista de Produção no Departamento de Vacinas Virais no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, trabalha como Pesquisador e Professor Adjunto no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisa nas áreas de Espectroscopia, estudando a interação de moléculas biologicamente ativas com luz (de alta e baixa energia) e elétrons; Cosmetologia, em Controle de Qualidade Físico-Químico, Produção e Caracterização de Cosméticos.

Patrícia Melchionna Albuquerque, Universidade do Estado do Amazonas

possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Biotecnologia e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: triagem de microrganismos amazônicos produtores de moléuclas de interesse tecnológico; utilização de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de microrganismos e metabólitos de interesse; biopropecção de metabólitos de plantas com potencial para uso em cosméticos. Atualmente é coordenadora de Pós-Graduação e professora da Escola Superior de Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. É orientadora do PPG da Rede Bionorte e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Como pesquisadora, está vinculada a diferentes projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPEAM e faz parte do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da UEA.

Published

2016-11-27

How to Cite

Silva, P. H. S. da, Coelho, R. Z., Silva, G. F. da, Castilho, R. B. de, & Albuquerque, P. M. (2016). ANÁLISE DO FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR EM EXTRATOS GLICÓLICOS E ÓLEOS FIXOS DE PLANTAS DA AMAZÔNIA. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0621–0626. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0621-0626

Issue

Section

General Articles

Most read articles by the same author(s)