ESTUDO FITOQUÍMICO E DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE Aniba parviflora

Autores

  • Andressa Caroline Ferreira de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Jéssica Rodrigues Nogueira Universidade do Estado do Amazonas
  • Geverson Façanha da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Emerson Silva Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Patrícia Melchionna Albuquerque Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0641-0646

Palavras-chave:

Macacaporanga, Atividade Antioxidante, Fitoquímica.

Resumo

a Aniba parviflora (Lauraceae) é uma planta aromática encontrada na floresta amazônica que produz metabólitos secundários com diversas funções biológicas, tal como a atividade antioxidante. neste trabalho se realizou um estudo químico de extratos obtidos desta espécie, a fim de identificar os metabólitos responsáveis pela atividade antioxidante. os extratos de A parviflora foram preparados por meio de partição líquido-líquido a partir dos extratos etanólicos brutos de folhas e galhos. fez-se a triagem fitoquímica em todas as fases e extratos, e na sequência verificou-se a presença ou não de atividade antioxidante em todas as fases e extratos com a finalidade de associar a atividade antioxidante com seu metabolismo secundário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Caroline Ferreira de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Aluna de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica.

Jéssica Rodrigues Nogueira, Universidade do Estado do Amazonas

Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Amazonas. Mestra em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Tem experiência em pesquisa de atividades biológicas de plantas da Amazônia para fins cosméticos (testes antioxidantes, citotoxicidade, atividade despigmentante, enzimas relacionadas ao envelhecimento cutâneo). Também já atuou em farmácia hospitalar na área de farmácia clínica. Atualmente trabalha como analista de garantia de qualidade na Indústria farmacêutica Novamed.

Geverson Façanha da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Biomoléculas e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais. Professor da Universidade do Estado do Amazonas no curso de Engenharia Química ministrando as disciplinas de Química Orgânica Teórica, Físico-Químicas I e II e Química Orgânica e Bioquímica Experimental. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica nas áreas de Biotecnologia com ênfase em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos e Prospecção de Biomoléculas de Interesse Tecnológico.

Emerson Silva Lima, Universidade Federal do Amazonas

É farmacêutico-bioquímico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo e atualmente professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovaçao Farmaceutica da UFAM. Tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse nas doenças infecciosas e metabolicas. Recentemente, tem também pesquisado antioxidantes de origem natural e produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e na área de dermocosméticos.

Patrícia Melchionna Albuquerque, Universidade do Estado do Amazonas

possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Biotecnologia e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: triagem de microrganismos amazônicos produtores de moléuclas de interesse tecnológico; utilização de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de microrganismos e metabólitos de interesse; biopropecção de metabólitos de plantas com potencial para uso em cosméticos. Atualmente é coordenadora de Pós-Graduação e professora da Escola Superior de Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. É orientadora do PPG da Rede Bionorte e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Como pesquisadora, está vinculada a diferentes projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPEAM e faz parte do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da UEA.

Downloads

Publicado

2016-11-27

Como Citar

Oliveira, A. C. F. de, Nogueira, J. R., Silva, G. F. da, Lima, E. S., & Albuquerque, P. M. (2016). ESTUDO FITOQUÍMICO E DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE Aniba parviflora. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0641–0646. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0641-0646

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)