TESTE DE ORDENAÇÃO DE PREFERÊNCIA PARA XAMPUS CONTENDO EXTRATO DE AÇAÍ E CASTANHA-DO-PARÁ

Autores

  • Yasmin Matsdorff Monteiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Geverson Façanha da Silva
  • Patrícia Melchionna Albuquerque Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0656-0664

Palavras-chave:

Fito Cosméticos, Cosmetologia, Qualidade

Resumo

A fito cosmética é uma área da cosmetologia que vêm crescendo cada vez mais. A indústria de cosméticos está buscando obter uma maior produção de produtos naturas visto que os mesmos estão conquistando o mercado atual pois seu uso gera a ideia de se estar tendo um cuidado especial com o corpo. A garantia de qualidade de um produto não é dada apenas pelos seus aspectos físico-químicos e microbiológicos, mas também pelo seu aspecto sensorial. O proposto trabalho foi desenvolvido com objetivo de avaliar sensorialmente formulações de xampus contendo extrato de açaí e castanha-do-Pará. Essas formulações foram avaliadas, utilizando o teste de preferência de ordenação, por ambos os sexos e os atributos avaliados foram: viscosidade, brilho, cor e homogeneidade. Os resultados foram diferentes em relação ao sexo, os homens preferiram a formulação que possuía uma quantidade média de lauril sulfato de sódio que fazia com que ele não se tornasse tão viscoso quanto as outras formulações. Já as mulheres tiveram uma maior preferência pelo xampu mais viscoso, o qual possuía uma maior quantidade de lauril sulfato de sódio. Foi possível concluir que houve uma diferença de preferência para as formulações estudadas, porém uma formulação foi a mais preferida dentre as três apresentadas, o que alcança o objetivo desse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Matsdorff Monteiro, Universidade do Estado do Amazonas

Aluna de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica.

Geverson Façanha da Silva

Doutorando em Biomoléculas e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais. Professor da Universidade do Estado do Amazonas no curso de Engenharia Química ministrando as disciplinas de Química Orgânica Teórica, Físico-Químicas I e II e Química Orgânica e Bioquímica Experimental. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica nas áreas de Biotecnologia com ênfase em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos e Prospecção de Biomoléculas de Interesse Tecnológico.

Patrícia Melchionna Albuquerque, Universidade do Estado do Amazonas

possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Biotecnologia e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: triagem de microrganismos amazônicos produtores de moléuclas de interesse tecnológico; utilização de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de microrganismos e metabólitos de interesse; biopropecção de metabólitos de plantas com potencial para uso em cosméticos. Atualmente é coordenadora de Pós-Graduação e professora da Escola Superior de Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. É orientadora do PPG da Rede Bionorte e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Como pesquisadora, está vinculada a diferentes projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPEAM e faz parte do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia da UEA.

Downloads

Publicado

2016-11-27

Como Citar

Monteiro, Y. M., Silva, G. F. da, & Albuquerque, P. M. (2016). TESTE DE ORDENAÇÃO DE PREFERÊNCIA PARA XAMPUS CONTENDO EXTRATO DE AÇAÍ E CASTANHA-DO-PARÁ. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0656–0664. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0656-0664

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)