ESTUDO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA POLPA DO TUCUMÃ (Astrocaryum aculeatum) IN NATURA ARMAZENADA EM EMBALAGENS A VÁCUO

Autores

  • Luana Maquiné Vieira Universidade do Estado do Amazonas
  • Sthéfanny Caroline Mendes Azevedo Universidade do Estado do Amazonas
  • Geverson Façanha da Silva Universidade do Estado do Amazonas Faculdade Maurício de Nassau
  • Patrícia Melchionna Albuquerque Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0672-0677

Palavras-chave:

Polpa de Tucumã, Embalagem à vácuo, Radicais Livres

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial antioxidante da polpa de frutos de tucumã (Astrocaryum aculeatum) pelo método do sequestro de radicais livres (DPPH), quando armazenada a -18ºC em embalagens a vácuo, comparando-se com a armazenagem em embalagem comum. A polpa foi retirada do fruto, cortada em tiras e armazenada nas devidas embalagens e guardadas em freezer. Avaliou-se o potencial antioxidante de um extrato metanólico obtido da polpa de tucumã, logo após o despolpamento e durante 15 e 45 dias de armazenamento. Os resultados foram analisados através da CE50, concentração de polpa capaz de capturar 50% dos radicais livres. Concluiu-se que as polpas embaladas a vácuo e em embalagens comum ao longo dos dias tiveram valores de CE50 semelhantes, com perda de aproximadamente 40% e 50% da atividade antioxidante, respectivamente, após 45 dias de armazenamento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Maquiné Vieira, Universidade do Estado do Amazonas

Aluna de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica

Sthéfanny Caroline Mendes Azevedo, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Biomedicina pela Faculdade Literatus (2012) e Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Universidade do Estado do Amazonas (2016). Atualmente é servidora efetiva do quadro da Universidade do Estado do Amazonas, atuando na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Geverson Façanha da Silva, Universidade do Estado do Amazonas Faculdade Maurício de Nassau

Doutorado em Química de Produtos Naturais e Biomoléculas e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais. Especialista em Educação. Graduação em Química.  Professor do Curso de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amazonas. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Inovação Tecnológica nas áreas de Biotecnologia com ênfase em Desenvolvimento de Produtos Cosméticos e Prospecção de Biomoléculas de Interesse Tecnológico.

Patrícia Melchionna Albuquerque, Universidade do Estado do Amazonas

possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Bioprocessos e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: triagem de microrganismos amazônicos produtores de moléculas de interesse tecnológico; utilização de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de microrganismos e metabólitos de interesse (enzimas e biossurfactantes); biopropecção de metabólitos de plantas com potencial para uso em cosméticos. Atualmente é Coordenadora Geral de Pós-Graduação (PROPESP), professora da Escola Superior de Tecnologia (Curso de Engenharia Química) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. Faz parte do PPG da Rede Bionorte (Biodiversidade e Biotecnologia)) e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Faz parte do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia e está vinculada a diferentes projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPEAM.

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Vieira, L. M., Azevedo, S. C. M., Silva, G. F. da, & Albuquerque, P. M. (2017). ESTUDO DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA POLPA DO TUCUMÃ (Astrocaryum aculeatum) IN NATURA ARMAZENADA EM EMBALAGENS A VÁCUO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0672–0677. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0672-0677

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)