O ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR FUNGOS AMAZÔNICOS

Authors

  • Daniel David Franco Pereira Universidade do Estado do Amazonas
  • Sérgio Duvoisin Júnior Universidade do Estado do Amazonas
  • Patrícia Melchionna Albuquerque Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0688-0695

Keywords:

Surfactantes, Tensão Superficial, índice de Emulsificação

Abstract

Os biossurfactantes são surfactantes de origem microbiana. São moléculas anfipáticas, capazes de reduzir a tensão superficial, com inúmeras aplicações industriais. Neste estudo avaliou-se a produção de biossurfactantes de fungos amazônicos. Os fungos UEA_115 e UEA_105 foram semeados em meio líquido, acrescido de óleo de soja e cultivados em shaker. O índice de emulsificação foi realizado na presença de querosene e as medidas de tensão superficial do meio de cultivo foram realizadas em um tensiômetro. Após 30 dias de cultivo extraíram-se 1,80 g/L de moléculas tensoativas para o fungo UEA_115 e 0,64 g/L para o UEA_105. Analisaram-se as propriedades físico-químicas do UEA_115 em razão da maior quantidade de biossurfactante obtida. O índice de emulsificação do meio líquido foi de 62,41%. A tensão superficial do meio de cultivo passou de 62,2 mN/m para 41,47 mN/m, ou seja, verificou-se uma redução de 33,3%. A concentração micelar critica (CMC) encontrada foi de 7,287 mg/mL.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel David Franco Pereira, Universidade do Estado do Amazonas

Aluno de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica

Sérgio Duvoisin Júnior, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Tem experiência na área de Química , com ênfase em Físico-Química Teórica, bem como na área de química analítica, com ênfase em cromatografia gasosa e líquida. Atualmente é professor adjunto e Coordenador do Curso de Bacharelado em Química da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas - EST/UEA.

Patrícia Melchionna Albuquerque, Universidade do Estado do Amazonas

possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Bioprocessos e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: triagem de microrganismos amazônicos produtores de moléculas de interesse tecnológico; utilização de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de microrganismos e metabólitos de interesse (enzimas e biossurfactantes); biopropecção de metabólitos de plantas com potencial para uso em cosméticos. Atualmente é Coordenadora Geral de Pós-Graduação (PROPESP), professora da Escola Superior de Tecnologia (Curso de Engenharia Química) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. Faz parte do PPG da Rede Bionorte (Biodiversidade e Biotecnologia)) e do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular. Faz parte do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia e está vinculada a diferentes projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e FAPEAM.

Published

2017-01-02

How to Cite

Pereira, D. D. F., Júnior, S. D., & Albuquerque, P. M. (2017). O ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR FUNGOS AMAZÔNICOS. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0688–0695. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0688-0695

Issue

Section

General Articles

Most read articles by the same author(s)