DESENVOLVIMENTO DE UM TENSOATIVO A BASE DE ÓLEO DE BABAÇU PARA FORMULAÇÃO DE SISTEMAS MICROEMULSIONADOS USADO PARA QUEBRA DE EMULSÕES DO TIPO ÁGUA EM ÓLEO

Authors

  • Maria Fernanda Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Victória Santana Alles de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Gabriel Francisco da Silva
  • Maria Suzana Silva
  • João Paulo Lobo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss2pp0179-0183

Keywords:

Emulsões, Microemulsões, Quebra de emulsão, Tensoativo

Abstract

Durante o processo de produção de petróleo, a formação de emulsões desencadeia um conjunto de problemas que prejudica da produção até o refino. Os problemas básicos devido a existência de água estão associados aos processos de corrosão, aumento dos custos de bombeamento e escoamento, incrustação inorgânica nos equipamentos, entre outros. Para tentar solucionar este problema, a indústria tem despertado interesse na aplicação do sistema microemulssionados. As microemulsões são misturas com tensão interfacial baixa, alta estabilidade e com capacidade de solubilização tanto de substâncias aquosas quanto de oleosas sendo exequível na quebra de emulsões. Neste trabalho, foi desenvolvido um tensoativo a base de óleo de babaçu saponificado (OBS) utilizado para construção dos diagramas de fases pseudoternários para determinação da região de Winsor IV de dois sistemas microemulssionados: C/T = 10 (n-butanol/ OBS) e óleo de babaçu na fase oleosa (sistema 1); C/T = 10 (isoamílico/OBS) e tolueno na fase oleosa (sistema 2). Além disso foi selecionado o desemulsificante L19 para uma análise comparativa da eficiência na quebra da emulsão em relação aos demais sistemas. Os pontos foram aplicados a um petróleo caracterizado por BSW de 24%, °API, de 23,57 e massa específica de 0,912 g/ml e observou-se leitura do volume de água separada pelo teste de quebra. Como resultado do experimento, obteve-se que o sistema 2 apresentou uma maior região de Winsor IV, entretanto o ponto do sistema 1 desencadeou uma maior eficiência na quebra de emulsão de 21,68% comparado os outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Fernanda Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Núcleo de Engenharia de Petróleo

References

ABOOFAZELI R., LAWRENCE MJ. Investigations into the Formation and Characterization of Phospholipid Microemulsions .1. Pseudo-Ternary Phase-Diagrams of Systems Containing Water-Lecithin-Alcohol-Isopropyl Myristate. Int J Pharm. 1993 May 31; 93(1-3):161-75.
ANDRADE. W. A. A, CRUZ G. P., SILVA M. S., SANTOS M. F. O., SILVA G. F., SANTOS J. P. L. Síntese de um tensoativo a base de óleo de moringa oleífera lam. E formulação de sistemas microemulsionados para a quebra de emulsões do tipo água em óleo. In:. IX SEPEQ., São Cristovão, SE, 2017. p.
ARAÚJO, M. M. S. Estudo de Quebra de Emulsões de Petróleo Utilizando Microemulsões e Célula de Desidratação Eletrostática. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química), Áreas de Concentração: Tecnologia de Tensoativos e Processos de separação – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil., 2004.
HILÁRIO, L. S. Avaliação de desempenho de desemulsificantes comerciais na separação da água produzida do petróleo. 2012. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal do Rio Grande do Norte centro de tecnologia, Natal/RN dezembro/2012.
RAMOS, A. C. S. Extração de Tungstênio utilizando microemulsões. 1996. Dissertação de Mestrado – (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1996.
ROSA, A. J.; CARVALHO, R. S.; XAVIER, J. A. D.; Engenharia de Reservatórios de Petróleo, Primeira Edição, Rio de Janeiro, Editora Interciência, 56 p., 2011.
SANTOS, F. K. G. et al. Seleção de tensoativos não iônicos para uso na recuperação avançada de petróleo. In: PDPETRO, 4, 2007, Campinas, Sp. 4PDPETRO_2_1_0067-2. Campinas, Sp: Copyright © 2007 Abpg, 2007.
SANTOS, M. J. Estudo avançado para caracterização química de petróleo do campo de Carmópolis, Sergipe. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe, 2013.
SCHRAMM, L. L., Emulsions: Fundamentals and Applications in the Petroleum Industry, Adv. Chem. Ser. Monograph Series 231, Am. Chem. Soc., Washington DC, 1992.
SOUZA, D. R. Q. A; OLIVEIRA, L. A.; FERREIRA, G. F. D.; LOBATO, A. K. C. L; SANTOS, L. C. L. Avaliação de Tensoativo Comerciais em Sistemas Microemulsionados na Quebra de Emulsão de Petróleo. In: I Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Campina Grande, 2015.
SZKLO, A. Fundamentos de Refino do petróleo. 2ª Ed. Interciência, Rio de Janeiro, 2005.

Published

2019-04-26

How to Cite

Santos, M. F. O., Jesus, V. S. A. de, Silva, G. F. da, Silva, M. S., & Santos, J. P. L. dos. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM TENSOATIVO A BASE DE ÓLEO DE BABAÇU PARA FORMULAÇÃO DE SISTEMAS MICROEMULSIONADOS USADO PARA QUEBRA DE EMULSÕES DO TIPO ÁGUA EM ÓLEO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 5(2), 0179–0183. https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss2pp0179-0183

Issue

Section

Engineering of Petroleum, Natural Gas and Biofuels