ANÁLISE DA ECONOMICIDADE DE CENÁRIO PARA REATIVAÇÃO DE CAMPO MADURO DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO REAL

Authors

  • José Carlos Matias Mendonça Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Luísa de Medeiros Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • José Edilson Neves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss2pp0153-0157

Keywords:

campos maduros de petróleo, análise econômica, fluxo de caixa descontado

Abstract

Como um novo rumo da indústria petrolífera, a reativação de campos maduros surge no Brasil com as rodadas de licitação de campos com acumulações marginais da ANP. Este trabalho tem como objetivo analisar tecnicamente dados reais de um campo maduro de petróleo através de cenário próprio para a revitalização e verificar se há uma viabilidade, utilizando de indicadores econômicos, para oferta durante o leilão do campo para a consequente continuação da produção nesse novo empreendimento. A análise econômica se deu pelo método do fluxo de caixa descontado e cálculo dos indicadores VPL e o TIR, os quais apontam a viabilidade econômica e o retorno do projeto. Neste estudo, foram encontrados ótimos valores destes indicadores para este campo, o que aponta um bom projeto para tal ação técnica, resultando em ótimos retornos de renda e, consequentemente, uma oportunidade para a empresa investir.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Carlos Matias Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente mestrando do Programa de Engenharia Civil/COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Campina Grande. Participou de ênfase em Eficiência Energética em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis pelo programa de formação de engenheiros PRH-42/ANP/PETROBRAS. Durante a graduação, foi monitor de Introdução à Ciência da Computação, Tesoureiro do Capítulo SPE/UFCG e bolsista em pesquisa sobre Emulsificantes para Fluidos de Perfuração Sintéticos. Seu trabalho de conclusão de curso foi na área de Gerenciamento de Reservatórios com tema "Reativação de Campos Maduros de Petróleo: uma análise econômica de cenário".

Ana Luísa de Medeiros Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharela em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Campina Grande. Durante a graduação desenvolveu atividades como Monitoria na disciplina de Cálculo Numérico, participou de ênfase em Eficiência Energética em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis pelo programa de formação de engenheiros PRH-42/ANP/PETROBRAS e foi bolsista em pesquisa sobre migração de fluidos em reservatórios fraturados.

José Edilson Neves, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1983), especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras e mestrado, voltado para o setor de petróleo e gás, em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2004). Tem experiência na área de Engenharia de Petróleo, atuando principalmente nos seguintes segmentos: reservatórios, completação e produção, experiência na área de ensino e formação de recursos humanos para o setor de petróleo e gás. Atualmente atua como docente do curso de Engenharia de Petróleo da UFCG.

References

BATISTA, P. B. M. Barreiras econômicas na exploração em terra de campos maduros e marginais: o caso da bacia Potiguar. 2016. Dissertação (Mestrado em Energia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2016.
CARNEIRO, J. T. G. Avaliação geo-econômica de campos marginais oferecidos pela ANP na bacia do Recôncavo, Bahia, na sétima rodada de licitações. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2007.
CASTIÑEIRA, P. P. Estudo da viabilidade econômica de projetos de recuperação suplementar para campos com alto grau de explotação. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Petróleo) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
JUNIOR, A. A. S.; CORREIA, J. Revitalização de campos maduros terrestres: uma proposta de regulação. In: 3° Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2005, Salvador, BA.
MONTEIRO, N. R. Processo da implantação e consolidação da atividade de produção de petróleo de campos marginais no brasil. In: Produção de Petróleo e Gás em Campos Maduros, 2009, Campinas, SP.
NARVÁEZ, A.; RAMISA, L. R. Reactivation of Mature Fields in Northern Mexico. In: CIPM, 02, 2005, Veracruz, Mexico.
SENNA, B. D. Estudo da viabilidade econômica em campos maduros. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
SOLIMAN, M.Y.; EAST, L.; GORELL, S. Reservoir Conformance Approach and Management Practices for Improved Recovery Opportunities: Process and Case History. In: SPE LATIN AMERICAN AND CARIBBEAN PETROLEUM ENGINEERING CONFERENCE, 04, 1999, Caracas, Venezuela.

Published

2019-04-26

How to Cite

Mendonça, J. C. M., Costa, A. L. de M., & Neves, J. E. (2019). ANÁLISE DA ECONOMICIDADE DE CENÁRIO PARA REATIVAÇÃO DE CAMPO MADURO DE PETRÓLEO: UM ESTUDO DE CASO REAL. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 5(2), 0153–0157. https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss2pp0153-0157

Issue

Section

Engineering of Petroleum, Natural Gas and Biofuels