INTERFERÊNCIA DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA FACE DE UM CABEÇOTE DE MOTOR AUTOMOTIVO EM SUA QUALIDADE SUPERFICIAL

Autores

  • Lucas Benini Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • Guilherme Cola Ramos Rossi
  • Charles Luiz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0367-0378

Resumo

Cabeçotes de motores de combustão interna são um dos componentes sob maiores condições de desgaste do sistema de geração de força dos veículos automotores. Com isso, torna-se pertinente o estudo das técnicas utilizadas para a recuperação das dimensões adequadas para o seu perfeito funcionamento. Este trabalho visa analisar a qualidade da superfície gerada na face inferior de um cabeçote de liga de alumínio, após os processos de preenchimento por operações de soldagem em regiões que sofreram desgaste e subsequente processo de usinagem de aplainamento. Foram realizadas medições de rugosidade, de dureza e de metalografia nas regiões não preenchidas e preenchidas pelo processo de soldagem TIG e posteriormente aplainadas. Verificou-se que a presença de metal de adição não afeta o acabamento da superfície usinada e que as regiões que receberam preenchimento apresentaram maior ductilidade e defeitos de porosidade. Com isso, o componente pode se tornar mais suscetível a desgastes nas regiões com preenchimento

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Publicado

2019-08-20

Como Citar

Benini, L., Rossi, G. C. R., & Silva, C. L. da. (2019). INTERFERÊNCIA DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DA FACE DE UM CABEÇOTE DE MOTOR AUTOMOTIVO EM SUA QUALIDADE SUPERFICIAL. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 5(4), 0367–0378. https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0367-0378

Edição

Seção

Industrial and Mechanical Engineering

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