ETAPAS DE DIMENSIONAMENTO DE TREM DE POUSOTRICICLO PARA AERONAVES RADIO CONTROLADAS SAE AERODESIGN

Autores

  • Filipe Abdala Bento e Dantas de Moraes Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • Charles Luís da Silva Universidade Federal de Viçosa, UFV

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0379-0385

Palavras-chave:

Trem de pouso, Material compósito, Dimensionamento

Resumo

A competição SAE Brasil AeroDesign, é um evento que ocorre desde 1999 na cidade de São José dos Campos, visando através de uma competição avaliar projetos e construção de aeronaves por alunos de Engenharia de universidades Brasileiras e do Exterior. As aeronaves devem apresentar elevada eficiência estrutural e carregar a máxima carga possível, obedecendo às restrições de projeto da competição. Um dos componentes estruturais das aeronaves é o Trem de Pouso, devendo apresentar propriedades como rigidez e robustez, mas também boa relação entre peso e resistência. A equipe “Skywards UFVoa” da Universidade Federal de Viçosa visa aprofundar seus esforços no dimensionamento em materiais compósitos deste e de outros componentes, bem como métodos de fabricação mais eficazes. Este trabalho demonstra o dimensionamento de um Trem de Pouso que atenda as demandas do projeto da competição de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Como Citar

Moraes, F. A. B. e D. de, & Silva, C. L. da. (2019). ETAPAS DE DIMENSIONAMENTO DE TREM DE POUSOTRICICLO PARA AERONAVES RADIO CONTROLADAS SAE AERODESIGN. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 5(4), 0379–0385. https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0379-0385

Edição

Seção

Industrial and Mechanical Engineering