PROPOSTA DE MELHORIA NO LAYOUT DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS UTILIZANDO O FLUXOGRAMA DE PROCESSO E O DIAGRAMA DE SPAGHETTI

  • Everton Luiz Vieira PUC-PR
Palavras-chave: layout, diagrama de spaghetti, fluxograma de processo, desperdícios

Resumo

Este estudo teve origem na necessidade de um laboratório de análises clínicas em priorizar e aperfeiçoar sua vantagem competitiva. Para isso foram utilizadas as ferramentas de fluxograma de processos e diagrama de spaghetti para estudar o melhor layout para o processo de coleta de exames de sangue, visando a redução de desperdícios. Foram realizados mapeamentos dos processos e identificação dos atores envolvidos para desenho da situação atual, esse levantamento foi realizado através de observações e com uso de fluxograma de processo e diagrama de spaghetti, onde foram identificadas as atividades que agregam valor (AV) e não agregam valor (NAV). Após isso foram propostas melhorias no layout para redução das movimentações realizadas no processo. Com essas propostas foi possível reduzir 45 metros de deslocamento da função do laboratorista, também a redução de 100% das atividades que não agregam valor da recepcionista. O uso dessas ferramentas foi muito útil para identificação e eliminação dos desperdícios do processo na empresa estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNES, Ralph Mosser. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. Editora Edgard Blucher, 1977.

CAMAROTTO, J. A.; MENEGON N. L. Projeto de Unidades Produtivas: Apostila. São Carlos: Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, 2006.

CORRÊA, H. L., GIANESI, 1. G., & CAON, M. (2001). Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, l.

JOHANSSON, H. J. Processos de negócios. São Paulo: Pioneira, 1995

MARIZ, R. N., & PICCHI, F. A. (2013). Método para aplicação do trabalho padronizado. Ambiente Construído.

OHNO, T. Sistema Toyota de Produção — Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.

PEINADO, J., & GRAEML, A. R. (2007). Administração da produção. Operações industriais e de serviços. Unicenp.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da engenharia de produção. Porto Alegre: Bookman, 1996.

SHINGO, Shigeo. The Toyota production system. Tokyo: Japan Management Association, 1981.

SLACK, N., CHAMBERS, S., & JOHNSTON, R. (2009). Administração da produção (Vol. 747). São Paulo: Atlas.

VIEIRA, Everton Luiz. Signatures factory: a dynamic alternative for teaching-learning layout concepts and waste disposal. Production, v. 27, n. SPE, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.221716

WOMACK, J .;J ONES, D. A Mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riquezas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

Publicado
2020-01-13
Como Citar
VIEIRA, E. L. PROPOSTA DE MELHORIA NO LAYOUT DE UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS UTILIZANDO O FLUXOGRAMA DE PROCESSO E O DIAGRAMA DE SPAGHETTI. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 0023-0028, 13 jan. 2020.
Seção
General Articles