BRAÇO ROBÓTICO PARA POSICIONAMENTO DE UM SISTEMA DE VISÃO ARTIFICIAL PARA MONITORAR DESGASTE DE FERRAMENTA DE USINAGEM DE UM TORNO CONVENCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl6iss1pp0071-0082

Palavras-chave:

desgaste de ferramenta, Arduino, microcontrolador, placa única, Robô

Resumo

O estado de desgaste e avarias da ferramenta de corte (inserto) durante o processo de usinagem é um dos fatores que influenciam diretamente na fabricação de uma peça e nas tolerâncias dimensionais e acabamento da mesma. O monitoramento do inserto pode evitar a perda de peças e a reposição do mesmo, além de evitar a troca antes da real necessidade. Deste modo, o objetivo foi construir um braço robótico para automatizar o processo de aquisição de imagens do inserto de corte em um torno mecânico. Para isso foi desenvolvido um manipulador robótico que de forma automática adquire imagem do inserto no torno e analisa a integridade da mesma com o auxílio de um software. Nesse trabalho foi desenvolvida a parte mecânica, eletrônica e de programação do manipulador robótico de modo que ele seja capaz de posicionar o microscópio digital para aquisição de imagens com alta repetitividade. Por fim, foi necessário acresentar um sistema de malha fechada que garantiu alta  acurácia e precisão do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

KHOURY JUNIOR, J. K.; VIDAL, R. N. F. .; ALMEIDA, I. G. .; LUCAS, E. O.; VILLIBOR, G. P. V. BRAÇO ROBÓTICO PARA POSICIONAMENTO DE UM SISTEMA DE VISÃO ARTIFICIAL PARA MONITORAR DESGASTE DE FERRAMENTA DE USINAGEM DE UM TORNO CONVENCIONAL. The Journal of Engineering and Exact Sciences, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 0071-0082, 2020. DOI: 10.18540/jcecvl6iss1pp0071-0082. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/9478. Acesso em: 27 jan. 2021.

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)