BRAÇO ROBÓTICO PARA POSICIONAMENTO DE UM SISTEMA DE VISÃO ARTIFICIAL PARA MONITORAR DESGASTE DE FERRAMENTA DE USINAGEM DE UM TORNO CONVENCIONAL

Palavras-chave: desgaste de ferramenta, Arduino, microcontrolador, placa única, Robô

Resumo

O estado de desgaste e avarias da ferramenta de corte (inserto) durante o processo de usinagem é um dos fatores que influenciam diretamente na fabricação de uma peça e nas tolerâncias dimensionais e acabamento da mesma. O monitoramento do inserto pode evitar a perda de peças e a reposição do mesmo, além de evitar a troca antes da real necessidade. Deste modo, o objetivo foi construir um braço robótico para automatizar o processo de aquisição de imagens do inserto de corte em um torno mecânico. Para isso foi desenvolvido um manipulador robótico que de forma automática adquire imagem do inserto no torno e analisa a integridade da mesma com o auxílio de um software. Nesse trabalho foi desenvolvida a parte mecânica, eletrônica e de programação do manipulador robótico de modo que ele seja capaz de posicionar o microscópio digital para aquisição de imagens com alta repetitividade. Por fim, foi necessário acresentar um sistema de malha fechada que garantiu alta  acurácia e precisão do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-27
Como Citar
KHOURY JUNIOR, J. K.; VIDAL, R. N. F.; ALMEIDA, I. G.; LUCAS, E. O.; VILLIBOR, G. P. V. BRAÇO ROBÓTICO PARA POSICIONAMENTO DE UM SISTEMA DE VISÃO ARTIFICIAL PARA MONITORAR DESGASTE DE FERRAMENTA DE USINAGEM DE UM TORNO CONVENCIONAL. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 0071-0082, 27 fev. 2020.
Seção
General Articles

Most read articles by the same author(s)