AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE UMA EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL: ESTUDO DE CASO OI S.A.

  • Everton Rodrigo Alves dos Santos Fundação Hermínio Ometto
  • Mauricio Machado Corcetti Fundação Hermínio Ometto
  • Murilo Dias Ramos Fundação Hermínio Ometto
  • Taís Latarini Fundação Hermínio Ometto
  • Aline Pellicani Fundação Hermínio Ometto
Palavras-chave: Desempenho financeiro, Dívida, Telecomunicações, Estrutura de capital

Resumo

O presente estudo fundamenta-se nos balanços e demonstrativos dos resultados da Oi S.A. entre os anos de 2002 e 2016 para analisar os fatores que a levaram a declarar recuperação judicial. Os indicadores financeiros sugerem que a fragilidade da Oi S.A. é proveniente da captação de dívida de curto prazo. Em meados de 2016 houve uma tentativa de reestruturação da dívida da empresa, mas o fato de a companhia demonstrar insustentabilidade também pode ter influenciado na captação de recursos. Soma-se a isso, as constantes quedas de rentabilidade, instabilidade de governança corporativa, constantes multas aplicadas à empresa e os processos judiciais enfrentados, também agravaram a saúde financeira da empresa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Rodrigo Alves dos Santos, Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras e técnico em Administração pelo Centro Paula Souza. 

Mauricio Machado Corcetti, Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Engenharia de Produção no Centro Universitário Hermínio Ometto.

Murilo Dias Ramos, Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Hermínio Ometto.

Taís Latarini, Fundação Hermínio Ometto

Graduada em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Hermínio Ometto.

Aline Pellicani, Fundação Hermínio Ometto

Doutora e mestre em Ciências com ênfase em Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa de finanças corporativas e econometria. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente dos cursos de Engenharia da Fundação Hermínio Ometto Uniararas e coordenadora do grupo de estudos em Finanças aplicada à engenharia na mesma instituição. Realiza estudos de pós-doutorado junto ao Departamento de Engenharia de Produção na Escola de Engenharia de São Carlos (USP). 

Publicado
2020-01-22
Como Citar
RODRIGO ALVES DOS SANTOS, E.; MACHADO CORCETTI, M.; DIAS RAMOS, M.; LATARINI, T.; PELLICANI, A. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE UMA EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL: ESTUDO DE CASO OI S.A. . The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 0042-0048, 22 jan. 2020.
Seção
General Articles