AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DA AVALIAÇÃO DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES

  • Thaisa Lana Pilz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcell Mariano Corrêa Maceno Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Avaliação do Ciclo de Vida, Métodos de AICV, Residências Unifamiliares

Resumo

Faz alguns anos que as questões ambientais vêm ocupando espaço de destaque em conferências sobre o desenvolvimento sustentável. Identificar os possíveis impactos ambientais e atuar de modo a minimizá-los, tornou-se uma das prioridades em organizações de diversos segmentos. O mesmo ocorre para a indústria da construção civil que, devido ao consumo de recursos e energia, torna-se responsável por impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos seus produtos. À vista disso, esse trabalho teve o objetivo de destacar os principais itens das fases da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) (definição do objetivo e escopo, inventário e avaliação do impacto) e identificar os métodos de AICV (Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida) aplicados à avaliação de residências unifamiliares. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, verificou-se que as categorias de impacto que mais se destacaram foram a depleção da camada de ozônio, eutrofização, acidificação, mudanças climáticas, esgotamento de recursos e toxicidade humana. Além disso, métodos como ReCiPe, Eco-indicator 99, IMPACT 2002+ e o CML foram identificados como os mais adequados para a avaliação de edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Lana Pilz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (PPGEP - UFPR) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC - CCT). Membro do Grupo de Estudo de Inovação Tecnológica (GESIT - UFPR, Paraná, Brasil) e do corpo editorial da Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção (Relainep).

Marcell Mariano Corrêa Maceno, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Engenharia Ambiental (UFPR), Especialista em Auditoria da Qualidade e Ambiental (UTFPR), Mestre e Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambienal (UFPR). Atualmente Professor Adjunto II pela UFPR no curso de Engenharia de Produção na área de Gestão ambiental e Projeto de Produto. Também é vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção. Pesquisas relacionadas a área de SGA (implantação, certificação e diagnóstico em empresas privadas), tecnologias limpas para melhoria de processos, Contabilidade de Fluxos Ambientais, ACV de produtos e DfX na busca de melhorias e redução de materiais e Economia Circular.

Publicado
2020-01-22
Como Citar
PILZ, T. L.; MACENO, M. M. C. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA E CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DA AVALIAÇÃO DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 1, p. 0049-0055, 22 jan. 2020.
Seção
General Articles